Passar roupa: truques para suas roupas ficarem perfeitas
Passar roupa: truques para suas roupas ficarem perfeitas
Chega de tortura na hora de passar roupa. Veja estes truques que vão ajudar você a ter roupas lisinhas em menos tempo.

Os truques para ter roupas bem-passadas começam já na hora de lavar. Confira:

- Evite encher demais a máquina com roupas. Se fizer isso, as peças vão ficar mais torcidas e amarrotadas.

- Na hora de estender, sacuda as peças para que fiquem soltinhas. Coloque os prendedores em partes como dobras ou costuras, evitando aquelas marcas de prendedor tão difíceis de remover.

- As camisas e camisetas podem ser estendidas diretamente no cabide. Assim, evita-se as marcas de prendedores e secam mais rápido.

- Quando recolher a roupa, dobre cada peça com delicadeza. Simplesmente juntar todas sem dobrar, irá deixá-las mais amassadas. Além disso, já separe as que não precisam ser passadas. Isso reduz o seu trabalho de separar tudo na hora de passar.

- Não deixe as roupas “torrarem” no Sol. Se estiverem secas demais ao ponto de estarem duras, serão mais difíceis de passar.

Escolha um ferro custo-benefício

Existem diversos tipos de ferro no mercado. De R$40,00 a R$300,00. Mas muitos deles possuem diferenciais que você nem vai utilizar no dia a dia. Por isso, não vale a pena pagar mais.

Escolha um ferro a vapor, que seja leve (para o seu conforto), que possua mais variações de temperatura (se você tem diversos tipos de tecidos para passar) e que tenha a função de “spray” para dar aquela umedecida básica na peça e facilitar a remoção dos amassados.

Se for muito esquecida, talvez valha à pena investir um pouco mais e comprar um ferro que desligue sozinho. Assim, economiza energia e previne acidentes.

Use o bom e velho borrifador

Se o seu ferro não possui a função spray, tenha sempre um borrifador com água para dar pequenas borrifadas nas peças antes de colocar o ferro em cima. Vai ficar mais fácil tirar as fendas de amassados.

Algumas pessoas misturam um pouco de amaciante na água do borrifador, mas evite fazer isso com peças mais escuras e muito delicadas.

Cuidado extra com tecidos delicados

Procure passar tecidos finos e delicados do avesso. Também, pode colocar um pano de louça mais fino e bem limpo entre a peça e o ferro para evitar deixar marcas na roupa.

Respeite a temperatura indicada na etiqueta da peça

Às vezes arrancamos a etiqueta da roupa sem nem olhar as informações que estão nela. Mas os símbolos das etiquetas dão as dicas certas para cuidar bem da peça, inclusive na hora de passar. Para aprender um pouco sobre este símbolos, clique aqui.

Separe as roupas conforme a temperatura necessária para cada peça. Assim, não precisará ficar regulando o ferro a cada nova peça que pegar.

Separe as roupas por temperatura

Prefira começar pelas roupas que precisam de temperaturas mais baixas. Desse modo poderá deixar as roupas mais grossas para o final, quando o ferro estiver mais quente e poderá passá-las mais rápido.

 As camisas sociais costumam ser as peças mais difíceis de passar. Quando você vira de um lado, amassa do outro. Para acabar com esse problema, comece deixando o colarinho reto, sem dobrar, e passe ele. Depois passe os punhos, as mangas e a parte da frente. A parte das costas é a última. Então, pendure a camisa imediatamente no cabide e só depois dobre o colarinho.

Gostou das dicas? Passar roupa vai ficar mais prático e menos cansativo agora. Se você tem mais algum truque, compartilhe com a gente nos comentários.