8 dicas básicas para entender os símbolos das etiquetas de roupas
8 dicas básicas para entender os símbolos das etiquetas de roupas
Poucas pessoas realmente prestam atenção às etiquetas das roupas, não é mesmo? E muitas vezes isso acontece simplesmente porque não se entende o que eles significam.

Poucas pessoas realmente prestam atenção às etiquetas das roupas, não é mesmo? E muitas vezes isso acontece simplesmente porque não se entende o que eles significam.

Mas o fato é que principalmente para roupas mais delicadas ou de tecido especial, não seguir os símbolos das etiquetas pode resultar em estrago da peça.

Para acabar com suas dúvidas, veja agora 8 dicas básicas para entender o significado dos símbolos mais comuns que encontramos nas etiqueta de roupas:

1 – Regra básica: o símbolo de um “copinho com água” se refere às instruções de lavagem; o triângulo se refere às instruções de alvejamento; o quadrado se refere às instruções de secagem; o ferro se refere às instruções para passar e o círculo se refere às instruções de lavagem a seco.

2 - Sempre que houver um X em cima de algum símbolo, significa que aquele processo NÃO DEVE SER FEITO.

3 – Quando tiver um número dentro do símbolo do “copinho com água”, ele representa a temperatura máxima a que aquela peça pode ser submetida na lavagem.

4 – Quando tiver um tracinho embaixo do símbolo, significa que a agitação deve ser reduzida. Assim, dois tracinhos significam que a peça deve ser lavada com agitação super reduzida. Se não houver tracinhos, a agitação da máquina pode ser normal.

5 – Quando na etiqueta um dos símbolos tiver o desenho de uma mão, significa que a peça deve ser lavada à mão.

6 – Quando você perceber o símbolo de um triângulo com as letras “Cl” dentro, significa que a peça pode ser lavada com cloro.

7 – Quando tiver um símbolo de um quadrado com um círculo dentro, significa que a roupa pode ir à secadora. Dentro do círculo pode variar a quantidade de bolinhas: 1 bolinha = temperatura baixa; 2 bolinhas = temperatura elevada. Se houver um tracinho dentro do quadrado a indicação é que a roupa seque na horizontal. Se houver vários, quer dizer que a peça deve ser seca ao natural.

8 – Na hora de passar, observe os símbolos que contêm um ferro. Veja quantas bolinhas têm dentro dele, pois elas indicam a temperatura ideal para passar: 1 bolinha = 110 graus; 2 bolinhas = 150 graus; 3 bolinhas = não deve passar de 200 graus.

Ficou mais simples agora? Estes são apenas os símbolos básicos, encontrados na maioria das peças e de tecidos mais comuns. Ainda há uma grande variedade de outros símbolos, mas estas regrinhas básicas vão ajudar, pois algumas delas valem para todos. Fique atenta aos símbolos tenha mais certeza de que irá cuidar das suas peças da maneira adequada.

Se você, assim como a maioria das pessoas, tem vontade de remover a etiqueta da roupa quando ela está costurada em uma parte que incomoda, mas não quer deixar de saber como cuidar daquela peça, tenha um caderno onde poderá colar a etiqueta e escrever ao lado de qual peça ela pertence. Assim, sempre que for lavar, é só consultar se caderninho.