Tão bom quanto cheiro de roupa limpa, é roupa com cara de nova.
Tão bom quanto cheiro de roupa limpa, é roupa com cara de nova.
A tecnologia evoluiu, as máquinas ficaram mais modernas, as malhas e tecidos das roupas ficaram mais resistentes e até os hábitos mudaram. Mas, lavar roupa continua sendo umas das tarefas domésticas menos apreciadas.

A tecnologia evoluiu, as máquinas ficaram mais modernas, as malhas e tecidos das roupas ficaram mais resistentes e até os hábitos mudaram. Mas, lavar roupa continua sendo umas das tarefas domésticas menos apreciadas. Tá certo que as lavadoras fazem quase tudo hoje em dia, mas ainda assim, é preciso dedicar um certo tempo para separar a roupa que será lavada. Afinal, a separação das peças e o tal processo de pré-lavagem, apesar de chatos, são fundamentais para que aquela peça que você tanto gosta não vire pano de chão ou vá pra sacola de doação. Pensando nisso, a gente separou algumas dicas especiais que você precisa ter para prolongar a vida útil, a cor e a beleza das suas roupas.

- Antes de tudo, sempre leia a etiqueta da peça. Fique atento à temperatura da água e aos ciclos indicado para lavagem. - Coloque meia xícara de vinagre ou cinco colheres de sal para cada ciclo de lavagem. Isso garante durabilidade à cor da roupa. - Dilua o amaciante na água, mesmo que a máquina tenha um reservatório separado para isso. O amaciante em excesso provoca manchas e prejudica a manutenção da lavadora; - Coloque meia xícara de amoníaco doméstico à água de lavagem e deixe suas roupas coloridas mais iluminadas; - Vire as roupas escuras e coloridas do avesso antes de lavar, para prevenir o desbotamento; - Algumas roupas mais delicadas que podem ser lavadas na máquina, exigem proteção especial. Para essas peças, utilize sacos de poliéster ou use fronhas viradas do avesso; - Remova manchas utilizando apenas alvejante sem cloro e à base de oxigênio; - O vinagre branco é um bom substituto para pessoas que têm alergia ao perfume do amaciante; - Na hora de lavar roupas coloridas, separe as mais claras e as mais escuras. Assim você não corre o risco de uma elas soltar tinta e manchar a outra. - Para saber se uma roupa colorida solta tinta, umedeça uma parte do avesso da peça e coloque em seguida um pano seco e branco por cima. Passe ferro quente sobre o pano. Se o pano ficar manchado, é sinal de que o tecido solta tinta e a peça deve ser lavada separadamente das demais. - Nunca deixe roupas coloridas de molho por muito tempo. Se for necessário remover manchas mais pesadas antes da lavagem, faça a limpeza diretamente sobre a sujeira e coloque na máquina de lavar em seguida. - Na hora de secar as roupas, evite a luz direta do sol, que pode acelerar o desbotamento. Prefira secar à sombra e, na hora de guardá-las, verifique se estão completamente secas.

A gente espera que um dia, alguma máquina de lavar faça tudo isso. Quem sabe, não seja uma Wanke? Enquanto esse dia não chega, siga nossas dicas para cuidar ainda melhor das suas roupas!