Reciclagem do lixo: uma atitude que faz a diferença
Reciclagem do lixo: uma atitude que faz a diferença

O lixo é um problema sério. Estima-se que todos os anos os brasileiros joguem fora 76 milhões de toneladas de lixo. Porém, apenas 3% desse total é reciclado. Mas esse número poderia ser bem maior: ao menos 30% dos materiais que acabam nos aterros são lixos recicláveis que poderiam ser reaproveitados.

A reciclagem de lixo é, portanto, essencial para diminuir o impacto desses resíduos no meio ambiente. Além de aproveitar recursos naturais escassos, reciclar também usa menos energia, o que leva a uma menor queima de combustíveis fósseis e à redução dos gases de efeito estufa, ajudando a amenizar o aquecimento global.

 

O que posso reciclar: lixos recicláveis

Separe o lixo reciclável da sua casa de acordo com o tipo do material e, de preferência, limpe-o antes de colocar na lixeira. Veja abaixo alguns dos principais lixos recicláveis:

• Papéis: Jornais, revistas, caixas de papelão, papéis de escritório, cadernos, livros, embalagens longa-vida, etc.

• Plásticos: Garrafas de refrigerante, sacolas de supermercado, brinquedos, CDs, embalagens de produtos de limpeza, etc.

• Vidros: Garrafas de bebidas, copos, potes de alimentos, vasilhames, etc.

• Metais: Latas de refrigerante, latas de conservas e outros alimentos, tampas, embalagens de produtos congeladas, etc. 

 

O que você está esperando para fazer a sua parte? Adote já as boas práticas de reciclagem de lixo na sua vida e na sua casa.