O verão chegou: confira dicas para cuidar da saúde na estação mais quente do ano.
O verão chegou: confira dicas para cuidar da saúde na estação mais quente do ano.
O verão é, talvez, a estação do ano mais aguardada, por ser uma época de férias, descanso, praia e muita diversão. Porém, dentre tantas alegrias, alguns cuidados com a saúde são essenciais para a estação do calor.

O verão é, talvez, a estação do ano mais aguardada, por ser uma época de férias, descanso, praia e muita diversão. Porém, dentre tantas alegrias, alguns cuidados com a saúde são essenciais para a estação do calor.

 

Para não acabar com a curtição antes do esperado, é preciso ter atenção e se proteger do sol, da desidratação e de outros perigos que podem transformar sua diversão em um verdadeiro pesadelo.

 

Listamos abaixo alguns cuidados que você e sua família devem cuidar ao curtir as férias ou passear durante o verão. Confira:

 

  1. Seja o melhor amigo do protetor solar:

O protetor solar é um creme responsável por manter a sua pele longe dos raios ultravioletas B (UVB), que são completamente nocivos para a nossa saúde. Os médicos recomendam uma aplicação esporádica do protetor solar em todo o corpo e rosto, com cerca de 2 horas de intervalo.

 

  1. Limão hoje não:

Parece besta, mas o limão pode ser um grande problema na sua vida durante a época mais quente do ano. Assim como outras frutas cítricas, o limão possui uma substância que acaba provocando manchas na pele. 

 

Quando essa substância entra em contato com o sol, ela se torna fototóxica, causando manchas e queimaduras graves.

 

  1. Evite nadar após uma refeição:

Quem nunca ouviu a avó ou até mesmo os pais falando que não se deve entrar por completo na água após uma refeição? Apesar de muitos não acreditarem, esta informação é verídica: nadar logo após comer pode ser prejudicial à saúde, assim como qualquer outro exercício como correr ou pedalar. Ao realizar uma refeição leve, deve-se esperar, no mínimo, 40 minutos antes de entrar na água.

 

  1. Proteja os seus olhos:

Não esqueça que os raios ultravioletas B também são prejudiciais para a nossa visão! Muitas vezes esquecemos de utilizar óculos escuros, ou usamos réplicas que não oferecem proteção alguma e podem ser mais prejudiciais do que não usar nada para proteger os olhos.

 

  1. Evite ficar com roupas molhadas:

Se jogou na piscina com roupa e tudo e agora vai aproveitar um delicioso churrasco em família? Não fique com roupas molhadas! Afinal, a umidade que fica em contato com a região genital acaba tornando a área favorável para o desenvolvimento de microorganismos, que facilitam infecções e o desenvolvimento de doenças.

 

  1. Evite beber álcool em excesso:

O verão é a época dos drinks, da cerveja gelada e das bebidas refrescantes. Todos gostam de alguma dessas opções! Porém, é importante ter consciência da quantidade de álcool que você vai ingerir, pois ele inibe a ação do hormônio antidiurético que faz a regulação do nosso organismo, podendo causar problemas de saúde.

 

  1. A água é o elemento que vai te salvar:

A transpiração aumenta de forma considerável no verão, com o objetivo de diminuir a temperatura do nosso corpo. Por isso, se manter hidratado é especialmente indispensável na estação. Tenha sempre uma garrafa de água onde for e evite beber produtos com grande quantidade de açúcar e de sódio.

 

Bom verão a todos!