Dê mais vida às paredes da sua casa!
Dê mais vida às paredes da sua casa!
Uma parede nunca é só uma parede quando se tem bom gosto e criatividade. Mas pintar com cores diferentes, colocar texturas ou papel de parede não é o suficiente para dar personalidade à parede da sua casa.

Uma parede nunca é só uma parede quando se tem bom gosto e criatividade. Mas pintar com cores diferentes, colocar texturas ou papel de parede não é o suficiente para dar personalidade à parede da sua casa. É para isso que existem os quadros e molduras. Se você não tem ideia de como usá-los, a gente dá dicas especiais de como escolher e distribuir os quadros nas paredes dos ambientes e criar uma composição com a sua cara.

Primeiro, escolha o quadro, seu tema, tamanho e posição para saber em qual ambiente colocá-lo.

Ambientes

- Hall:fixe apenas um quadro, que ficará em destaque ou crie uma composição;

- Escadas:a regra é acompanhar o alinhamento dos degraus;

- Corredor:utilize quadros menores, pois as pessoas que pararem para olhá-los verão mais de perto;

- Sala de Jantar: o indicado é natureza morta (jarros, frutas), mas para ambientes mais modernos e integrados à cozinha, vale ousar com quadros abstratos;

- Sala de Estar: aqui é ideal que o quadro seja adequado ao estilo da sua casa. O estilo clássico pede por paisagens, como campos ou até mesmo figuras humanas e cenas do cotidiano. Se for mais sofisticado, opte por quadros abstratos e com cores mais fortes, que tornam o espaço mais estimulante;

- Quarto Adulto:o melhor lugar para colocar um quadro é na parede sobre a cabeceira, e o ideal é preencher toda sua extensão, com a composição de dois ou mais elementos;

- Quarto Infantil/Adolescentes: quadros menores, com temáticas infantis ou imagens de animais estimulam a curiosidade dos pequenos. Já no quarto dos adolescentes são indicadas temáticas descontraídas, que evidenciem sua personalidade.

Disposição

Não basta o quadro ser lindo, é preciso harmonia. Por isso, na hora de distribuir os quadros, sempre considere o tamanho da parede, a posição dos móveis e sua quantidade e a altura do ambiente. O equilíbrio ajuda a evitar tanto o exagero e poluição visual, quanto a sensação de vazio. Antes de sair colocando os quadros, cole papéis em formato de quadro para visualizar possibilidades de composições.

Feito tudo isso, tenha atenção com a distância dos quadros para os móveis. É recomendável que fiquem pelo menos 25cm acima do móvel. O eixo deve estar na altura dos olhos, de preferência, entre 1,60 e 1,70 do chão. Se preferir criar uma parede apenas com fotografias, utilize molduras com tamanhos diferenciados.

 Moldura

Por último, mas não menos importante, escolha bem a moldura, que é tão importante quanto a imagem e a disposição do quadro.

- Em pinturas e texturas com cores quentes, prefira molduras com a mesma intensidade de cor, para não fazer um contraste muito grande e causar desconforto;

- O desenho de uma moldura deve ter relação com o tema e a densidade da obra. Se um quadro é simples e leve, combina com uma moldura reta e pequena.

Bem agora que você já onde e como colocar seus quadros, é só escolher o modelo que mais combina com o seu estilo e transformar cada ambiente da sua casa em obras de arte.