Crianças e os malefícios do excesso de TV
Crianças e os malefícios do excesso de TV
Assistir televisão demais é como ficar no Facebook demais. Chega um momento que você está ali somente por estar e o que você pensa sobre o que está vendo não faz diferença, apesar de...

Assistir televisão demais é como ficar no Facebook demais. Chega um momento que você está ali somente por estar e o que você pensa sobre o que está vendo não faz diferença, apesar de que, mesmo sendo assuntos de pouca importância na maioria das vezes, com o Facebook é possível interagir.

 

Mas hoje o assunto são as crianças e a TV. Será que você deve proibir seu filho de assistir?

 

Existem dois motivos importantes pelos quais você pode reduzir e controlar o tempo do seu filho em frente à televisão:

 

1 - Ele precisa de movimento, contato e interação com pessoas, e a televisão não oferece nada para suprir estas necessidades.

2 - Somente alguns programas são capazes de agregar algum conhecimento ao seu filho, como os educativos e que abordam temas realmente importantes.

 

Isso não significa que seu filho só deva assistir ao NetGeo (o que não é má ideia na verdade), mas as crianças são capazes de entender mais do que imaginamos e um conteúdo adulto pode não ser adequado, assim como um conteúdo infantil pode não ter nada de interessante para o desenvolvimento da criança.

 

É preciso ter bom senso

 

Conheça, assista com seu filho seus programas favoritos para saber o que lhe interessa e chama sua atenção. Se você notar que o programa não é adequado, procure outras opções que possam agradá-lo.

 

Também é bom definir junto com a criança o tempo que ela pode ficar em frente à TV e em que período do dia. A televisão não deve ser vista como privilégio ou castigo, pois ela pode até contribuir com o lazer da família, mas não é a opção mais adequada para adquirir conhecimento de qualidade e confiável; é apenas um passatempo.

 

Se seu filho já tem 4 ou 5 anos, é importante ajuda-lo a desenvolver o senso de pesquisa: se ele questionar algo que viu na TV ajude-o a procurar outras fontes para comprovar o que ele está questionando e ver que existem outras opiniões sobre o assunto. Do contrário, ele corre o risco acostumar a acreditar sem questionar muitas inverdades as quais somos expostos diariamente, tanto na TV quanto na internet.