O óleo de cozinha usado em frituras pode ter uma utilidade que muitos desconhecem. Ele pode virar sabão em barra ou líquido. Boa para lavar louças, roupas e até o banheiro, a receita do produto caseiro é simples e de baixo custo. Além disso, o procedimento contribui para a reutilização de materiais que poluem o meio ambiente. Veja algumas receitas:
Sabão líquido com óleo e álcool: ótimo para limpeza geral
Ingredientes:
2 litros de óleo de cozinha usado
2 litros de álcool
1/2 kg de soda em flocos ou escamas
Como fazer: em um balde, misture o álcool e a soda, depois acrescente o óleo e mexa até ficar homogêneo. Aguarde aproximadamente 30 minutos, acrescente dois litros de água fervente e dissolva o conteúdo. Depois, misture tudo a 20 litros de água em temperatura natural. Guarde em recipientes.
Sabão de erva doce e limão: o que não usa nem óleo, nem soda
Ingredientes:
50 g de erva doce
1 litro de água
1 sabão de coco ou caseiro
1 colher de sal
1 casca de limão
Como fazer: liquidifique o limão e o sal em pouca água, coe em um coador de pano e reserve. Rale o sabão e coloque para ferver junto com a água e a erva doce, até que formem uma mistura única. Lembre-se de não usar uma panela de alumínio. Quando o sabão derretido estiver morno, misture o suco da casca de limão e coe tudo. Mexa devagar e guarde em um pote fechado por uma semana antes de usar.
Sabão em garrafa PET: o mais seguro
Ingredientes:
1 litro de óleo de cozinha usado
200 ml de água
240 ml de soda cáustica líquida
Como fazer: utilizando um funil, coloque dentro da garrafa pet o óleo, a água e por último a soda cáustica. Balance um pouco a garrafa para que os produtos se misturem e tampe. Aguarde até que endureça, corte a garrafa em fatias do tamanho desejado e desenforme o sabão.
Sabão com óleo e detergente: o mais econômico
Ingredientes:
6 litros de óleo usado
1 litro de soda cáustica líquida
1 litro de detergente de coco
Como fazer: despeje todo o conteúdo em um recipiente plástico. Não mexa. Despeje o conteúdo em outro recipiente e troque de recipiente, passando de um para o outro por quatro vezes. Não passe mais vezes, pois a mistura endurece e fica difícil tirar do recipiente. Despeje em uma caixa de papelão e espere até secar.
IMPORTANTE!
- Para deixar o óleo limpo, abra uma palha de aço dentro da peneira para coá-lo.
- É importante usar luvas de borracha e uma colher de pau de cabo longo, para evitar queimaduras.
- Dê preferência a lugares abertos e arejados, para evitar o contato com o vapor da substância.