A lição de casa é importante. Saiba como ajudar seu filho nesta tarefa
A lição de casa é importante. Saiba como ajudar seu filho nesta tarefa
Normalmente quando o professor passa uma lição de casa para os alunos, eles não gostam, pois querem chegar em casa e estar livres para outras atividades. Acontece que o objetivo da lição de casa...

Normalmente quando o professor passa uma lição de casa para os alunos, eles não gostam, pois querem chegar em casa e estar livres para outras atividades. Acontece que o objetivo da lição de casa é incentivar o aluno a criar o hábito do estudo fora do ambiente escolar. E isso só dará certo com o apoio da família. Veja algumas dicas para ajudar e incentivar seu filho a fazer a lição com prazer:
 

• O ideal é que a lição tenha um horário para acontecer, de preferência quando você tiver um tempo livre para se dedicar junto com ele, caso precise de ajuda, e para que o momento seja tranquilo e agradável.
 

• Tenha paciência. Se seu filho pedir ajuda para entender algo que você acha simples, jamais deboche da dificuldade dele. Apenas ajude, explicando com paciência para que ele não se sinta incapaz.
 

• Definam um lugar adequado para fazer a lição. Na mesa, durante o almoço, ou em frente à televisão são péssimos lugares. A lição não serve para ser feita com pressa ou falta de atenção, pelo contrário, o ideal é que seja feita em um ambiente silencioso, evitando distrações.
 

Enfim, aja com seu filho do mesmo modo que gostaria que agissem com você se estivesse em um processo de aprendizado: com paciência e gentileza. Às vezes o tempo é curto e você está cheia de afazeres, mas lembre-se que esta é uma etapa muito importante na vida dele e gostar de estudar é um benefício para toda a vida.