7 chás que você deve beber com mais frequência.
7 chás que você deve beber com mais frequência.
Não espere dar cinco da tarde para tomar um delicioso chá quentinho. É hora de parar o que você está fazendo e apreciar uma xícara de chá que vai te fazer bem em diversos sentidos!

Não espere dar cinco da tarde para tomar um delicioso chá quentinho. É hora de parar o que você está fazendo e apreciar uma xícara de chá que vai te fazer bem em diversos sentidos!

 

O hábito do “chá das cinco” surgiu com a duquesa Catarina de Bragança, que ao se casar com o rei inglês Charles II, levou o costume para a Inglaterra ao atender cerimônias e banquetes reais. Com o tempo, os ingleses passaram a imitar o ritual da duquesa em suas casas, aproveitando a ocasião para exibirem suas  porcelanas e pratarias.

 

Mas você sabia que, além de gosto, os chás trazem diversos benefícios a saúde? Melhoram a sua qualidade sono, evitam a ansiedade, ajudam no bom funcionamento intestinal, dentre outras funções.

 

Listamos a seguir algumas opções de chás que você deveria tomar mais, devido ao seus benefícios a saúde:

 

Camomila: quem sofre com ansiedade e insônia pode evitar tais sintomas ao tomar uma xícara de chá de camomila antes de dormir. A planta possui uma substância que exerce um efeito calmante ao sistema nervoso.

 

Hibisco: além do aroma agradável e gosto indiscutivelmente bom, o chá de hibisco é consumido por quem deseja diminuir a retenção de líquidos, por ter ação antioxidante e anti-inflamatória.

 

Mate: a erva-mate é nativa do Brasil e possui diversos benefícios para a saúde, dentre eles o aumento de energia, redução de açúcar no sangue, diminuição do colesterol ruim, melhora das funções do fígado e auxílio na digestão de alimentos.

 

Hortelã: o sabor é agradável, mas você sabia que o chá de hortelã te ajuda a diminuir flatulências e alivia tosses? Além disso, alivia a congestão nasal e tem ação antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória.

 

Erva-cidreira: esta erva possui muitos nutrientes para o corpo, como a vitamina A, B e C, minerais como o potássio, zinco, ferro e cálcio e também substâncias calmantes e sedativas, que melhoram o humor, ajudam a dormir e evitam insônia e ansiedade.

 

Erva-doce: consumir o chá de erva-doce te ajuda no combate à azia, má digestão de alimentos, flatulências e dores de barriga. Por conta de seus antioxidantes, ajuda também na produção de novas células e reduz os sinais de envelhecimento.

 

Alecrim: usado muito na culinária, o alecrim é uma ótima e pouco usada opção para combater desconfortos abdominais causados por inchaços ou distensão. Quadros de vômito e diarreia também podem ter como tratamento natural o chá de alecrim.

 

Qual desses você irá preparar? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais dicas como essas!

 

Fonte: Mexido de Ideias; Uol Viva Bem.