10 dicas para cultivar uma hortinha de temperos
10 dicas para cultivar uma hortinha de temperos
Cultivar uma pequena horta em casa traz muitos benefícios. Além do prazer em consumir o que você mesma plantou, sem agrotóxicos e sem passar por inúmeras...

Cultivar uma pequena horta em casa traz muitos benefícios. Além do prazer em consumir o que você mesma plantou, sem agrotóxicos e sem passar por inúmeras mãos antes de chegar a sua mesa, ainda tem a satisfação do cultivo, um momento de bem-estar, cuidando das suas plantinhas.

Principalmente para quem mora em apartamento, uma hortinha traz mais vida ao ambiente, aquele sentimento bom de estar mais perto da natureza e cultivando saúde.

Então, quais são os passos para cultivar uma hortinha em casa? E quais são os temperos ideais para espaços pequenos? Confira.

 

10 dicas para cultivar uma hortinha de temperos

 

#1 - Para manter sua hortinha bem viçosa, precisa antes de tudo ter um espacinho que pegue Sol por, no mínimo, duas horas ao dia. Mas também não é indicado que pegue Sol o dia inteiro, preferencialmente o da manhã.

#2 – De acordo com o tamanho do espaço disponível, analise se é melhor utilizar vasos e jardineiras, ou bolsas vivas suspensas na parede – práticas, modernas, bonitas e não ocupam o espaço de chão.

#3 – Os tamanhos dos vasinhos para plantio podem ser conforme couberem no seu espaço. Mas se for plantar em jardineiras, lembre-se se separar bem cada tipo de tempero, pois cada um tem suas necessidades de cuidados.

#4 – Independente do jeito que escolher plantar, tome o cuidado certo com a drenagem, colocando seixos, argila expandida, manta Bidin, brita ou cacos de telha, por exemplo, no fundo dos vasos para não acumular água na terra e os temperos morrerem.

#5 – São vários temperos que se pode cultivar em espaços pequenos, como alecrim, manjericão, hortelã, orégano, tomilho, pimenta, sálvia, coentro, cebolinha e salsa. A hortelã desenvolve raízes mais profundas, então prefira plantá-la sozinha.

#6 – Para uma colheita mais rápida, prefira plantar mudinhas em vez de sementes. Quando for comprar, confira com o profissional da loja quais são os temperinhos que podem ser plantados em mudinhas.

#7 – Deve regar as plantinhas todos os dias, ou no começo da manhã ou no fim da tarde: nunca durante o Sol mais forte. A quantidade de água varia conforme o tamanho dos vasinhos. E evite que peguem vento forte para não desidratarem.

#8 – Para adubar, caso precise corrigir eficiências naturais no solo, utilize adubo orgânico, pois são plantinhas que irá consumir. A adubagem pode ser feita a cada 30 dias.

#9 – Quando perceber o crescimento de ervas daninhas, remova-as com cuidado. Se perceber algum bichinho intruso comendo as plantinhas, busque por produtos orgânicos ou armadilhas amarelas para combatê-los.

#10 – As hortaliças precisam absorver nutrientes nas raízes e folhas para crescerem sadias. Lembre-se de utilizar condicionadores de solo que possuam nutrientes e esterco bovino em sua composição e também de utilizar fertilizantes foliares para suprir suas necessidades de crescimento.

 

Com estas dicas, comece a planejar sua hortinha e temperar seus alimentos com plantinhas saudáveis, cultivadas pelas suas mãos. Visite lojas especializadas e preste atenção nas dicas dos profissionais para manter suas plantinhas sempre sadias e viçosas.