Você bebe a quantidade correta de água por dia?
Você bebe a quantidade correta de água por dia?
Muito se questiona sobre a quantidade correta de água que devemos beber por dia. Mas será que existe mesmo uma quantidade correta? Veja agora...

Muito se questiona sobre a quantidade correta de água que devemos beber por dia. Mas será que existe mesmo uma quantidade correta? Veja agora.


Nosso corpo precisa se manter hidratado, e a melhor fonte de hidratação é a água pura. Qualquer outra bebida que não seja água pura, precisará ser mais filtrada pelo organismo, não auxiliando de forma eficiente no processo de limpeza.


A quantidade ideal de água


A quantidade de água que se deve tomar por dia é muito variável. Vai depender da sua idade – se é criança, adulto ou idoso -, do clima - se está quente ou frio -, das suas atividades – se vai gastar muita energia ou não -, do que você come – alimentos mais pesados e temperados precisam de mais água para serem digeridos.


Portanto, cada pessoa necessita beber uma quantidade diferente de água por dia. Mas para ter uma ideia mais clara, podemos nos basear pela cor da urina.


Observe a urina


Ela não deve ser nem muito densa e forte, nem completamente incolor. Se estiver muito forte, beba mais água, pois o corpo ainda está precisando de limpeza. Se estiver incolor, o corpo já tem água suficiente até o momento.


Mas lembre-se que a água deve ser ingerida aos poucos, durante todo o dia, não tudo de uma vez. O corpo precisa de pequenas quantidades por vez para utilizá-la em benefício da sua saúde.


Faça as contas


Existe uma outra forma para ter ideia sobre a quantidade ideal de água a tomar por dia, mas deve ser usada apenas como base, considerando-se também as situações que citamos acima.


Divida o seu peso por 30. Exemplo: Uma pessoa de 70 kg vai dividir esse peso por 30 e obterá o resultados de 2,3. Ou seja, 2,3 litros de água por dia.


Atenção!


Se você sente muita sede, mesmo em dias menos quentes, gastando pouca energia e fazendo refeições equilibradas, o ideal é que procure um médico, pois pode estar com algum sintoma de algo mais sério, como diabetes, por exemplo. 


Dificuldade para beber água?


Muitas pessoas não conseguem beber água durante todo o dia, mas conseguem beber outros líquidos, sejam café, suco, refrigerante ou cerveja, pois eles têm algum sabor. Mas como falamos, a água é um líquido insubstituível e é preciso adquirir o hábito de ingeri-la para manter os órgãos e o sangue saudáveis e regulados. 


Quando adquire-se o bom hábito de beber água todos os dias, fica mais fácil resistir aos alimentos e bebidas prejudiciais à saúde, além de melhorar o aspecto da pele, a disposição, a qualidade do sono e tudo que o corpo precisa para uma vida mais saudável e prolongada.


Uma boa ideia para começar a acostumar é ter sempre à mão uma garrafinha de 500ml de água. Quando sentir a boca seca, beba um pouco. Com a garrafinha fica mais fácil contabilizar a quantidade de água ingerida. 


Não vai demorar para estar tomando ao menos 3 ou 4 garrafinhas por dia, o que costuma ser uma boa quantidade para a saúde.