Saiba o que é alergia alimentar
Saiba o que é alergia alimentar
A alergia alimentar ocorre em diferentes intensidades e por diferentes causas em cada pessoa. Por isso, precisa ser diagnosticada por um médico para que o tratamento seja adequado e eficiente...

A alergia alimentar ocorre em diferentes intensidades e por diferentes causas em cada pessoa. Por isso, precisa ser diagnosticada por um médico para que o tratamento seja adequado e eficiente.

Para que não haja confusão, antes de tudo é preciso esclarecer a diferença entre alergia a alimentos e outros problemas com reações não-alérgicas.

A alergia a alimentos é uma reação do sistema imunológico a uma ou mais proteínas presentes em determinados alimentos, bebidas ou aditivos alimentares.

As reações não-alérgicas são reações que não são causadas por ativação do sistema imunológico, como a intolerância à lactose, refluxo, dor de estômago e intoxicação alimentar.

Como acontece a alergia alimentar

A alergia alimentar mais comum é causada pela ação dos anticorpos chamados IgE. Uma pessoa alérgica a uma ou mais proteínas de determinado alimento, bebida ou aditivo alimentar possui um sistema imunológico que reage desproporcionalmente à chegada dessas proteínas ao estômago.

O que acontece é que os anticorpos IgE pesam, equivocadamente, que estas proteínas são perigosas ao organismo e desencadeiam uma reação inflamatória na tentativa de destruir este agente invasor.

Quando os anticorpos IgE se ligam a uma proteína, eles ativam outras células do sistema imunológico, como os mastócitos, presentes em grandes quantidades no pulmão, garganta, pele, nariz e intestinos, e os basófilos que circulam no sangue. Estas células produzem substâncias químicas responsáveis pela destruição de agente invasores, e é neste momento que causam os sintomas da alergia.  

Sintomas de alergia alimentar

Os sintomas de uma alergia alimentar podem surgir desde alguns minutos depois da ingestão do alimento, bebida ou aditivo alimentar ou até 4 ou 6 horas depois. Cada organismo reage de uma forma diferente. Os principais sintomas são:

- Aftas;
- Ardor e queimação ao evacuar;
- Coceira e vermelhidão na pele;
- Dor abdominal e excesso de gases;
- Falta de ar e dificuldade em respirar;
- Inchaço nos lábios, língua, orelhas ou olhos;
- Nariz entupido e escorrendo;
- Placas avermelhadas e inchadas na pele;
- Sensação de desconforto na garganta;
- Vômito, diarreia ou prisão de ventre.

Diagnóstico e tratamento

Quando a pessoa ainda não sabe que possui alergia a algum alimento, bebida ou aditivo alimentar e os sintomas acontecem pelas primeiras vezes, é fundamental observar quais são estes sintomas e sua evolução.

Principalmente se sentir desconforto e coceira na garganta ou dificuldade para respirar, é indicado procurar ajuda médica o quanto antes, seja no pronto socorro ou chamando o SAMU. A urgência se dá, pois em alguns casos a alergia pode evoluir à dificuldades graves de respiração.

Para identificar a origem da alergia alimentar o médico utiliza testes feitos na pele ou no sangue. Geralmente, quando não existem suspeitas sobre o que pode estar causando a alergia, o médico começa por testar os alimentos que normalmente causam alergia como o amendoim, morango ou camarão. Dessa forma, vai testando e eliminando os que não causam alergia até encontrar a fonte responsável pelo problema.

O tratamento varia conforme cada caso, mas normalmente é feito com medicação e com uma dieta que exclua parcial ou totalmente aquela substância responsável pela alergia.

Mas para saber qual o tratamento e as medidas ideais, é necessário consultar um médico e observar tudo o que ingere e os sintomas que sente. Cada pessoa pode apresentar diferentes níveis de alergia e, por isso, diferentes necessidades de tratamento.