Roupas de inverno: dicas para lavar, secar e guardar
Roupas de inverno: dicas para lavar, secar e guardar
O friozinho já deu o ar da graça e está na hora de tirar as roupas de inverno do armário. Veja dicas especiais de como lavar, secar e armazenar suas peças mais pesadas ou com tecidos delicados...

O friozinho já deu o ar da graça e está na hora de tirar as roupas de inverno do armário. Veja dicas especiais de como lavar, secar e armazenar suas peças mais pesadas ou com tecidos delicados.

Junto com o inverno vem aquela sensação de conforto, aconchego e a empolgação para montar looks mais elaborados e elegantes. Mas para tudo isso, suas roupas precisam estar bem limpinhas, cheirosas e bem cuidadas, concorda? Então, vamos lá!

 

3 DICAS PARA LAVAR

Por conta dos diferentes tecidos que temos nas roupas de inverno, o ideal é sempre olhar na etiqueta da peça qual é o modo correto de lavar. Muitas pessoas não ligam para a etiqueta e acabam com roupas cheias de bolinhas, desbotadas e esgaçadas.

1 - Para lavar peças de lã, tricô e outros fios delicados, prefira uma destas duas opções:

- Lavar à mão com sabão neutro ou de coco, sem esfregar e sem deixar muitas horas de molho. Não torça, apenas aperte de leve para tirar o excesso de água. Em seguida, envolva a peça em uma toalha branca e pressione para que a toalha absorva o restante da água.

- Antes de colocar na máquina, colocar a peça dentro de saquinhos apropriados e no ciclo de roupas delicadas. Se não tiver os saquinhos especiais, pode utilizar fronhas de travesseiro com um nó na ponta. A ideia é que a peça não se misture com outras. 

2 – Para lavar as roupas mais pesadas na máquina, em vez de utilizar amaciante, use vinagre branco. Ele retira bem o sabão das peças e ainda age como bactericida.

3 – Para limpar peças de couro em camurça em casa, use uma esponja levemente umedecida com água e detergente neutro. Para tirar o detergente, utilize um pano úmido e em seguida seque com uma flanela macia. Mesmo depois de secar, o ideal é deixar a peça arejando na sombra por um tempo antes de colocar de volta no armário.

 

3 DICAS PARA SECAR

1 - Evite pendurar no varal as peças mais pesadas para não deformar, principalmente as que não podem ser passadas. Em vez disso, coloque-as sobre uma toalha e deixe ao Sol (ou à sombra, se assim indicar na etiqueta).

2 – não coloque as peças de lã, cotelê e flanela na secadora, pois podem estragar as fibras do tecido ou encolher.

3 – Ao estender, procure deixar um bom espaço entre as peças. Se não tiver um ambiente externo para estender, deixe janelas abertas para ventilar bastante. Se tiver um varal muito pequeno, coloque para lavar apenas o tanto de roupas que irão caber nele, com um pouco de espaço sobrando. Uma boa ideia para economizar espaço no varal é colocar as peças em cabides.

 

3 DICAS PARA GUARDAR

1 – As roupas de inverno, por serem mais grossas, podem acumular mais ácaros e atrair mais traças enquanto estiverem guardadas. Por isso, deixe os armários abertos uma vez por semana, em um dia seco, para arejar o interior. Algumas peças podem ir ao sol ou pegar um ar na sombra durante um dia seco.

2 -  Peças de couro e camurça jamais devem ser guardadas sujas ou úmidas, pois o mofo irá se proliferar. Guarde as peças de couro em capas de algodão preferencialmente escuras, para proteger e evitar que desbotem. É bom deixá-las arejando na sombra também uma ou duas vezes ao mês, caso não estejam sendo muito usadas.

3 – Tome cuidado com a umidade. Se sua casa for muito úmida, é preciso deixar os armários bem arejados para não passar a umidade para as roupas. Além de não fazer bem à saúde, é muito desagradável abrir o guarda-roupas para escolher aquele look especial e as peças estarem com cheiro de mofo. Para ajudar, além de fazer o procedimento de deixar os armários abertos uma vez por semana, faça o seguinte:

- Coloque pedacinhos de giz ou cal dentro de saquinhos de tule e distribua dentro do armário. Eles irão ajudar a absorver a umidade.

- Em um dia bem seco, tire as roupas do armário e prepare uma solução com 50% de água e 50% de vinagre branco. Umedeça um pano com a solução, passe por todo o armário e deixe secar bem antes de guardar as roupas novamente.