Passos simples para adotar um estilo de vida mais sustentável.
Passos simples para adotar um estilo de vida mais sustentável.
Apesar de ser um tema abordado com frequência, a sustentabilidade infelizmente ainda é um daqueles assuntos que estamos cansados de ouvir e mesmo assim fazemos pouco a respeito. Talvez por preguiça, falta de informação e até mesmo comodidade. Mas uma coisa é certa: jogar a responsabilidade do cuidado com o nosso planeta para a próxima geração é, além de egoísmo, uma forma de fechar os olhos para um dos maiores problemas da atualidade.

São as pequenas atitudes e detalhes, que se aplicadas no dia a dia, fazem toda a diferença no futuro. E as mudanças podem começar com os seus hábitos em casa! Separamos algumas iniciativas simples, e de baixo custo, que contribuem para a preservação do meio ambiente:

  1. Evite a energia “vampirizada”:  basta tirar da tomada os aparelhos que estão fora de uso. Mesmo quando eletroeletrônicos estão em “stand-by” eles continuam gastando energia. Outro problema comum são as luzes acesas desnecessariamente. Atente ao apagar as luzes quando o cômodo não estiver em uso ou quando a iluminação natural for suficiente para manter o ambiente claro. Já que a dica é desplugar, aproveite para reduzir o tempo gasto na TV e computador. Aproveite a vida real.
     
  2. Troque lâmpadas por modelos de LED: lâmpadas incandescentes já foram praticamente abandonadas e trocadas por modelos fluorescentes. Isso representa uma redução significativa na conta de luz de uma residência. Mas, pode ser ainda melhor. As lâmpadas de LED são os modelos mais econômicos e duráveis. Apesar de serem mais caras, em pouco tempo é possível ter o retorno financeiro do investimento. Além da redução no gasto energético, elas não aquecem o ambiente.
     
  3. Deixe o carro na garagem sempre que possível: caminhar não paga nada. Bicicletas não necessitam de combustível. Então, por que não utilizar essas opções com mais frequência? O carro acaba tornando as pessoas dependentes. Depois de se acostumar com o conforto de um automóvel, é muito fácil utilizá-lo para ir à padaria, ao mercadinho, farmácia ou outros locais próximos. Mas, isso não é realmente necessário. Além de não ter a dor de cabeça de encontrar um lugar para estacionar, a caminhada ou pedalada permite a interação com a cidade e a vizinhança. Faça o teste qe perceba a melhora no humor e a economia no bolso.
     
  4. Planeje a sua alimentação: isso mesmo, até através da alimentação somos capazes de contribuir com o meio ambiente. Essa dica pode ajudar em diversos sentidos. O planejamento evita desperdício de alimentos, dinheiro e ainda possibilita que a alimentação seja mais saudável e balanceada. Portanto, quem quer economizar ou emagrecer deve seguir esse conselho. Fazer um cronograma das refeições da semana é uma ideia legal. Assim, quando tiver que ir ao supermercado você saberá exatamente o que deve comprar e não terá excessos na quantidade e nem na variedade. Para ficar ainda melhor, opte por frutas, legumes e vegetais locais e da época, eles costumam ser mais baratos, saudáveis e de melhor qualidade. Ainda sobre a alimentação, reduzir o consumo de carne pode deixar a conta do mercado bem mais leve ao mesmo tempo em que reduz a sua pegada de carbono.