O poder do Vinagre: 10 motivos para usá-lo ao lavar roupa
O poder do Vinagre: 10 motivos para usá-lo ao lavar roupa
Confira doze motivos para utilizá-lo na hora de colocar as mãos na massa na lavanderia, pois o vinagre é o melhor amigo da lavanderia, e você pode aproveitá-lo para facilitar o seu dia a dia.
O vinagre é um canivete suíço barato quando o assunto é utilidades. Além de ser saudável ao ser utilizado no preparo de alimentos, ele também é ótimo com limpezas pesadas e até mesmo na hora de lavar roupa. Confira doze motivos para utilizá-lo na hora de colocar as mãos na massa na lavanderia:

 

1. Renova a cor das suas roupas: coloque uma xícara de vinagre em cada lavagem para ativar a renovação e mantimento de cores. Funciona perfeitamente com as roupas pretas, para que não desbotem. Deixá-las de molho com vinagre e amaciantee lavá-las à mão também é uma ótima opção.
 
2. Serve como substituto de amaciante: uma neutra, biodegradável e barata opção para substituir o amaciante caso necessário, pois o condimento pode amaciar as fibras do tecido e retirar as manchas de sabão. Cerca de 100 ml para cada cinco quilos de roupa é o suficiente.
 
3. Remove odor e cheiro de mofo: O vinagre serve como anti odor ao ser diluído com água na hora de lavar roupas. Também facilmente tira o cheiro de mofo, basta colocar a peça de molho com cerca de duas xícaras de vinagre com uma de água. O cheiro de mofo e o do vinagre vão embora.
 
4. Tira manchas de suor: coloque uma colher de sopa de vinagre para cada peça colocada em água morna, e deixe no mínimo 20 minutos de molho. Se precisar, esfregue as peças nas áreas com manchas para ajudar no processo de limpeza.
 
5. Tira manchas pesadas também: vinho, sangue, tintas… são diversos infortúnios que podem acontecer com nossas roupas no dia a dia. O vinagre ajuda a tirar tais manchas mais pesadas. Basta esfregar a mancha com uma mistura de 3 colheres de sopa de vinagre, duas colheres de detergente líquido e quatro xícaras de água.
 
6. Ótima opção para roupas bem sujas: chegou do trabalho com o uniforme extremamente sujo? Calma que o vinagre te ajuda! Coloque a peça de molho durante a noite numa mistura de duas xícaras de vinagre e água. No dia seguinte, basta lavar a roupa normalmente em sua máquina Wanke.
 
7. Não danifica roupas novas: na primeira lavagem de uma peça nova, coloque-a de molho por pouco tempo em uma mistura de água e vinagre, apenas para tirar possíveis germes e aquele ˜cheiro de roupa nova˜.
 
8. Combinação perfeita com roupas de lã: lavar roupas de lã pode ser uma dor de cabeça. Por ser um material delicado, a lã precisa de um cuidado especial ao ser lavada. O vinagre é um ótimo companheiro nessa hora, pois não agride o tecido na hora de limpá-lo. Basta colocar de molho por 25 minutos numa solução de vinagre e água, e depois colocar ao sol para secar.
 
9. Elimina resíduos indesejáveis: O vinagre branco é ótimo para remover resíduos que muitas vezes acabam ficando em tecidos, como, por exemplo, resíduos de sabão ou outros produtos utilizados em lavagens prévias. O ácido acético do vinagre elimina-os facilmente em qualquer ciclo de lavagem.
 
10. Limpa a sua lavadora ou máquina de lavar: fungos, bactérias ou sujeiras visíveis podem acabar se instalando no interior de sua máquina após diversos ciclos de lavagem. Para uma boa higienização, basta colocar uma xícara de vinagre no compartimento de sua máquina e dar início a um ciclo de lavagem, porém obviamente sem nenhuma roupa.

 

Agora que você já sabe que o vinagre é o melhor amigo da lavanderia, aproveite-o para facilitar o seu dia a dia.

 

Confira outras dicas como essa em nosso blog. Até mais, pessoal!