Incentive as crianças a brincarem ao ar livre
Incentive as crianças a brincarem ao ar livre
Não precisamos voltar muitos anos no tempo para lembrar como a infância era diferente dos dias atuais. As crianças brincavam na rua, faziam amigos espontaneamente, desenvolviam habilidades...

Não precisamos voltar muitos anos no tempo para lembrar como a infância era diferente dos dias atuais. As crianças brincavam na rua, faziam amigos espontaneamente, desenvolviam habilidades psicomotoras e gastavam muita energia. Nada de celulares ou tablets o dia inteiro. 


Hoje em dia, muitos pais, babás e professores querem evitar que as crianças se sujem ou se machuquem e acabam privando-as de todos os benefícios de brincar ao ar livre, que são muitos!


Para começar, podemos continuar levando a sério o que nossas avós já diziam antes dos médicos afirmarem: as crianças precisam estar em contato com a natureza para criar seus anticorpos. E além de fortalecer o sistema imunológico, há ainda outros benefícios fundamentais para o crescimento e desenvolvimento saudável dos pequenos.


Enquanto brincam do lado de fora de casa, seja no quintal, no parque ou no pátio da escola, neste simples momento, muitas coisas boas acontecem com as crianças:


Socialização espontânea


Não há melhor maneira de fazer novas amizades do que estando cercado de pessoas novas e podendo simplesmente se aproximar e dizer olá!


E a única maneira de isso acontecer é deixar que as crianças frequentem ambientes onde há outras crianças para interagir. De preferência, sem um adulto precisar intervir e apresentá-las, pois os próprios brinquedos farão essa ponte.


A prática da socialização espontânea é um benefício que a criança levará para a vida inteira, pois acostumará a conhecer pessoas novas e interagir em ambientes novos. 


Fortalecimento da imunidade


Estar em contato com a terra, plantas e animais fortalece o sistema imunológico. Naturalmente, é preciso ter cuidado para que as crianças não fiquem expostas a materiais perigosos. Mas não precisa exagerar achando que podem ficar doentes por brincar com a areia do parque ou ajuntarem um brinquedo deixado no chão.


Pelo contrário, haverá maior chance de ficarem doentes se forem privadas desse contato com a natureza, ficando apenas dentro de casa, num ambiente desinfetado. Assim, quando for preciso que saiam de casa e entrem em contato com o meio ambiente, seu organismo estará mais fragilizado e despreparado para os germes e micro-organismos presentes em todos os lugares.  


Desenvolvimento da criatividade


Brincar na rua exige que as crianças criem suas próprias brincadeiras e brinquedos. Dessa forma, o desenvolvimento da criatividade e das capacidades cognitivas acontece da forma que deve ser, dia após dia, e auxilia em outras capacidades que precisam desenvolver ao longo da vida.


Desenvolvimento da autonomia


Deixar que a criança comece a fazer coisas sozinha, respeitando sua capacidade, é essencial para o seu desenvolvimento e crescimento saudável. Até aquele simples “volte pra casa quando começar a escurecer” já dá um senso de responsabilidade importante para a criança.


Além disso, permite que ela esteja em ambientes diferentes, com pessoas novas e comece a enfrentar situações em que precise tomar pequenas decisões, sozinha ou em grupo.


Desenvolvimento dos sentidos 


Os 5 sentidos que temos – visão, audição, olfato, paladar e tato – começam a se desenvolver desde que nascemos, e precisam ser constantemente estimulados. Estar em contato com a natureza é uma excelente maneira de proporcionar esse desenvolvimento às crianças, através do cheiro das flores, da observação dos animais, do toque nas plantas e na terra, do canto dos pássaros e tantos outros que acontecem simultaneamente num simples passeio ao ar livre.


Permita que sua criança se desenvolva com mais saúde. Não é necessário cortar 100% dos joguinhos no celular ou tablet, nem proibir a TV, afinal de contas, em um mundo tecnológico, essas atividades também fazem parte da rotina de aprendizado. Mas procure reduzir o tempo de contato dos pequenos com as tecnologias, principalmente na primeira infância, e permita-os terem contato pessoal com outras crianças e com o mundo que os cerca.