Descubra a forma correta de lavar panos de prato e toalhas de mesa.
Descubra a forma correta de lavar panos de prato e toalhas de mesa.
Limpeza na cozinha é fundamental. Tudo precisa estar muito bem conservado para evitar contaminação por bactérias. E, claro, isso vale para as roupas de mesa e, principalmente, para os panos de prato.

É por isso que hoje vamos passar algumas dicas e cuidados essenciais para lavá-los corretamente:

  • Nunca misture panos de cozinha com roupas de uso pessoal.
  • O uso de alvejantes é recomendado, mas evite os clorados – eles desgastam o tecido e o deixa amarelado com o tempo!

Como desencardir os panos: se você precisa clarear panos de prato encardidos ou amarelados, faça um molho mais forte. Em um balde, misture água, sabão em pó e água sanitária. Lembrando que esse molho só serve se seu pano for branco. Em seguida, molhe o pano de prato somente com água e esfregue com sabão de coco. Depois, deixe de molho na solução do balde por 6 horas. Retire do molho, esfregue mais uma vez e enxágue.

Remoção de manchas: para remover manchas, se você não tem em casa um produto específico, pode usar detergente de louças ou água oxigenada diretamente sobre a mancha. Aplique sobre o tecido ainda seco e esfregue sem molhar. Depois coloque de molho em água com sabão em pó bem dissolvido por 2 horas. Esfregue novamente e enxágue.

Outra dica: antes de colocar os panos na máquina de lavar, ferva-os panos por cinco minutos em uma solução de 1 litro de água e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Depois disso, espere a água esfriar, retire os panos dessa mistura e enxágue. Então, é só colocar na máquina para lavar normalmente que os panos ficarão brancos e livres do encardido.

Seguindo essas dicas de como desencardir panos de prato e toalhas de mesa, você garante a higiene da sua cozinha e a saúde da sua família.