Já bebeu água hoje? Confira 5 motivos para se manter hidratado.
Já bebeu água hoje? Confira 5 motivos para se manter hidratado.
O corpo de um homem é composto por 70% água. Informação essa que todo mundo já ouviu, mas que poucos lembram diariamente. Você já bebeu água hoje?
Beber água é fundamental para manter o bom funcionamento de nosso corpo, mente e alma, de forma com que o nosso organismo depende diretamente do líquido para se manter em ordem. Ter um relacionamento recíproco com a água te evita a tão temida desidratação, e todos os males que ela possibilita.
O que é desidratação?
A água é a substância responsável pelo transporte e distribuição de vitaminas, oxigênio, minerais e outros nutrientes para as células do nosso corpo. Como não produzimos água por conta própria, ela precisa ser reposta.
Se você não bebe água o suficiente segundo a recomendação para sua idade e porte físico, seu organismo entra em déficit da substância, e para de funcionar da maneira correta. Além disso, o consumo de água afeta a sua aparência e textura da pele, de forma positiva ou negativa.
Cinco motivos para se manter hidratado:
  1. Hidratação ao cérebro: O órgão é formado por 75% água, o que reforça a importância da substância ao organismo. É ele quem repassa energia a todos os órgãos do nosso corpo, para que esses possam desempenhar suas funções com sucesso. Beber água ajuda a manter esta tarefa em continuação.
A falta de água no organismo pode gerar déficits de atenção e de memória, pois os neurônios são sensíveis às mudanças e à falta de nutrientes essenciais para o bom funcionamento.
  1. Hidratação à pele: A desidratação favorece a retenção de líquidos e sódio no corpo, o que deixa a pele ressecada e pode trazer problemas mais complexos a longo prazo. Sinais e marcas começam a surgir e a aparência de envelhecimento é uma péssima possibilidade para quem não se hidrata corretamente.
  2. Emagrecimento: Se o seu objetivo é perder peso, a água deve ser sua companheira diariamente. Beber água de forma regular ajuda a diminuir o inchaço e as retenções de líquido, o que permite a diminuição do peso através da eliminação desses líquidos em excesso.
O consumo diário de água também auxilia no controle do apetite e favorece a perda de gordura. O recomendado é beber cerca de dois litros de água por dia, para manter o organismo em bom funcionamento.
  1. Músculos em alta: Assim como fornecer nutrientes e fazer a parte de manutenção em nosso organismo, a água fortalece nossos músculos e os deixa cheios de energia para aguentar as tarefas diárias. Fazer exercícios físicos e se manter hidratado é uma combinação perfeita para quem quer ter aquele corpo saudável.
  2. Evita doenças: Manter o corpo hidratado evita doenças corriqueiras, especialmente em épocas frias. Gripes, dores de cabeça e infecções, por exemplo, podem ser evitadas com uma boa disciplina de manter o corpo hidratado.
Deixar uma garrafinha de água no trabalho, escola e em qualquer lugar da sua casa te ajuda a lembrar do quão importante é ter este hábito. Pratique você também, e cultive uma vida mais hidratada!
Fonte: Unimed; Fitmoda; Essential Nutrition.