Como limpar a sua lavadora Wanke
Como limpar a sua lavadora Wanke
Assim como todos os eletrodomésticos da sua casa, a sua lavadora de roupas também precisa ser limpa de tempos em tempos para continuar fazendo um bom serviço. Não é porque a função dela é “lavar”, que ela esteja sempre limpa, não é mesmo? Inclusive...

Assim como todos os eletrodomésticos da sua casa, a sua lavadora de roupas também precisa ser limpa de tempos em tempos para continuar fazendo um bom serviço.


Não é porque a função dela é “lavar”, que ela esteja sempre limpa, não é mesmo? Inclusive, é justamente o contrário, as peças que são colocadas para lavar saem limpinhas e cheirosas, mas acabam deixando resíduos na sua lavadora que precisam ser removidos para evitar que acumule mau cheiro e que manche ou danifique as peças de roupa.


Principalmente se você precisa lavar peças com sujeira pesada, a limpeza no interior da sua lavadora deve ser reforçada.


EXTERIOR DA LAVADORA


A limpeza da parte de fora da lavadora é muito simples e rápida de fazer. Basta pegar um pano macio e úmido, misturar com um pouquinho de sabão neutro, detergente ou vinagre e passar delicadamente para remover o excesso de poeira e outras sujeiras.


Se tiver alguma sujeira mais grossa e precisar usar um pouco mais de produto ou uma pano mais úmido, procure passar um pano seco depois para evitar o aparecimento precoce de ferrugem. E lembre-se de evitar materiais abrasivos, como a parte verde de esponjas ou até produtos como álcool, pois podem danificar a pintura.


Este procedimento pode ser feito uma vez por semana e você não irá precisar mais do que cinco minutinhos.


INTERIOR DA LAVADORA


A parte de dentro da sua lavadora requer um pouco mais de dedicação para que fique bem limpinha e conservada. Você pode optar por alguns produtos diferentes, como pano úmido com sabão neutro, com detergente, desinfetante, vinagre branco ou produtos especiais para uma lavagem completa que você encontra no supermercado. Eles são específicos para higienizar o interior das lavadoras de roupas.

 

- Lembre-se de limpar muito bem todas as peças. Para as sujeiras mais resistentes, utilize uma escovinha.

 

- Retire a gaveta onde costuma despejar o sabão e o amaciante, separe as pecinhas (se o modelo da sua lavadora for desmontável) e coloque por alguns minutos em um balde com água morna e algum dos produtos eu sugerimos acima. Dessa forma é muito mais fácil soltar o acúmulo de sabão e amaciante que fica preso nas gavetas. 


Enquanto isso, limpe também o orifício onde encaixa a gaveta, pois lá também podem estar acumuladas sujeiras e excesso de produto.


Depois de passados alguns minutos, retire a gaveta e suas peças da água quente, veja se precisa remover o excesso com um pano úmido, escova ou só passe um pano seco para finalizar.

 

- No interior da lavadora, utilize um pano com água morna e algum dos produtos que sugerimos, o da sua escolha, e limpe muito bem as borrachas de vedação, pois essa é uma das partes que costuma acumular mofo que deixa a lavadora com mau-cheiro.


Também aproveite para limpar as paredes do tambor, a tampa e o filtro central. Se ele for removível, tire-o e passe por água corrente para tirar todos os fiapos e sujeiras acumuladas. Se não for, utilize o pano úmido com produto e pode ajudar com uma escova de dentes para alcançar lugares mais difíceis.


A água quente pode ser utilizada durante toda a limpeza, pois vai ajudar a soltar as sujeiras que estão mais presas e também vai libertar o cheirinho do produto de limpeza que estiver usando. Nada melhor do que um cheirinho de limpeza, concorda?


Por último, utilize 1 litro de água sanitária com cloro para colocar dentro da máquina vazia e programe um ciclo e lavagem normal, até o final, para que faça uma limpeza mais profunda em cada parte do seu interior.


Depois de pronto, deixe a lavadora aberta para ventilar.


Esse processo pode ser feito a cada 6 meses, a menos que você lave roupas com sujeira pesada com muita frequência. Nesse caso, poderá fazer a limpeza completa a cada 3 ou 2 meses e manterá sua lavadora sempre com bom aspecto, cheiro agradável e bem preservada por muito mais tempo.