Aproveite as propriedades da casca da laranja para sua saúde
Aproveite as propriedades da casca da laranja para sua saúde
A propriedade mais popular da laranja é a vitamina C, que de geração em geração, ouvimos falar sobre seu poder contra gripes e resfriados. Mas essa fruta tem muito mais a oferecer para a saúde.

A propriedade mais popular da laranja é a vitamina C, que de geração em geração, ouvimos falar sobre seu poder contra gripes e resfriados. Mas essa fruta tem muito mais a oferecer para a saúde.

O que muita gente não sabe é que a casca da laranja também deve ser aproveitada, pois ela oferece tantos benefícios para a saúde quanto a parte interna da fruta.

Formas de consumir a casca da laranja

As formas mais comuns de consumir a casca da laranja é através de chás, pode também mastigar por uns minutos (para quem aguenta a acidez), além de usar em bolos e geleias, sempre lembrando de lavar muito bem a casca.

Agora, veja algumas propriedades da casca da laranja que, junto de uma alimentação equilibrada, ajudam a manter a saúde em dia.

Melhora a digestão, a acidez estomacal e o trato intestinal

A laranja possui grande quantidade de fitonutrientes e flavonoides (que possuem efeito anti-inflamatório). Assim, ela atua no alívio da azia, flatulência e diarreia.

A laranja também é rica em fibras que ajudam a regular o trânsito intestinal lento.

Ela é um dos melhores remédios caseiros para evitar a síndrome do intestino irritável, diarreia, e doenças inflamatórias. Dessa forma, também age na flora microbiana que protege o intestino.

Os compostos ativos contidos na laranja exercem um efeito alcalino que ajuda a reduzir a acidez do estômago.

Consumidas em batidos ou na forma de chá, equilibram o pH digestivo e reduzem a formação do excesso de ácido antes as dificuldades digestivas.

Se costuma ter muita azia, depois de detectar qual é o alimento que pode estar causando o problema, pode ser que seu médico recomende consumir uma laranja por dia.

Previne colesterol alto

Os fitonutrientes e os flavonoides já citados na primeira dica, também fazem da casca da laranja um remédio natural para o controle do colesterol.

Estes antioxidantes limpam as artérias e previnem a formação da placa de lipídios que provocam o entupimento e a formação de coágulos.

Dessa forma, melhora sua saúde cardiovascular, reduzindo o risco de hipertensão, ataque cardíaco e derrame.

Fortalece o sistema imunológico

As vitaminas da casca da laranja, que além da C também é rica em vitamina A, agem no organismo como antioxidantes, que tem o poder de tornar os radicais livres inofensivos à saúde.

Quando em excesso no organismo, os radicais livres dificultam a regeneração das células, deixando o corpo mais sensível a vários tipos de doenças e também alergias.

Melhora a saúde bucal

Mastigar um pouco de casca de laranja diariamente é um hábito que ajuda a refrescar o hálito, manter o controle de bactérias e evitar o amarelamento.

Além disso, a casca da laranja contém extratos e óleos essenciais que formam uma barreira protetora contra os efeitos nocivos da placa e infecções na gengiva. Por isso também é recomendada para diminuir a sensibilidade nos dentes.

Viu só quantas vantagens existem em começar a usar a casca da laranja na alimentação da sua família? Muitas outras frutas que você costuma descartar também podem ser aproveitadas.

E lembre-se de consumir as frutas inteiras, não apenas o suco, para garantir que irá aproveitar as fibras. Só a parte do suco oferece maior quantidade de açúcar. Com as fibras, esse açúcar fica equilibrado e aí sim a fruta irá fazer o seu papel de manter sua saúde em dia.