Água de arroz: conheça os milagres que ela pode fazer na sua pele
Água de arroz: conheça os milagres que ela pode fazer na sua pele
Aprenda a utilizar este ingrediente natural para ter uma pele saudável e jovial.

Você já ouviu falar nos benefícios que a água de arroz pode trazer para a pele? Essa prática veio da Ásia, onde as mulheres utilizam esse componente natural há muitas gerações para ter a pele lisinha, saudável e jovial.

Com a popularização da água de arroz para uso cosmético no Brasil, dermatologistas confirmam que é possível utilizá-la para reduzir a oleosidade, acalmar irritações e até mesmo clarear manchas.

Conheça os benefícios da água de arroz

As propriedades antioxidantes da água de arroz combatem o excesso de radicais livres. Estes radicais livres em excesso, provocam as pigmentações causadoras das manchas e o envelhecimento precoce da pele.

A água de arroz pode ser utilizada na pele do corpo inteiro e também nos cabelos, para fortalecer os fios. No caso da pele, ela pode clarear manchas, como as que ficam nas axilas e na virilha por conta das depilações.

No rosto, pode auxiliar no clareamento das manchas deixadas pela acne, e também no tratamento da acne, pois reduz a oleosidade da pele. No restante do corpo, onde houver inflamações e irritações, a água de arroz também pode ser utilizada para efeito calmante e hidratante.

Como fazer tônico de água de arroz para a pele?

A primeira dica é não utilizar a água do arroz depois que for misturada com óleo ou sal. Apenas a água do arroz puro.

Receita rápida para efeito superficial

1 - Coloque 5 colheres de arroz em um pote e vidro e cubra com 300ml de água filtrada.

2 - Deixe repousar por 30 minutos. É o tempo que o arroz precisa para liberar suas vitaminas e propriedades benéficas para uso cosmético.

3 - Aplique a loção 2 vezes ao dia. Pela manhã, com o rosto já lavado, aplique e deixe secar por 30 minutos. À noite, aplique com um algodão embebido na água de arroz e deixe secar por 30 minutos.

Receita lenta para efeito aprofundado

Para que o arroz libere um antioxidante chamado pitera e o ácido kójico, responsáveis por contribuir com o rejuvenescimento e o clareamento da pele, siga estes passos:

1 - Coloque 300ml de água filtrada para ferver;

2 – Quando ferver, acrescente 1 colher de sopa de chá verde + 1 colher de sopa de chá de camomila. Deixe esfriar.

3 – Quando a água estiver em temperatura ambiente, coloque sobre as 5 colheres de arroz em um recipiente de vidro e deixe descansar por 2 dias, sem vedar o recipiente.

4 - Depois, transfira a água do arroz para outro recipiente de vidro que tenha tampa e deixa na geladeira por até 4 dias.

Aplique a loção 2 vezes ao dia. Pela manhã, com o rosto já lavado, aplique e deixe secar por 30 minutos. À noite, aplique com um algodão embebido na água de arroz e deixe secar por 30 minutos.

Conforme o tratamento dermatológico que estiver fazendo, o profissional irá indicar a melhor forma de aplicação para potencializar o efeito do produto receitado.

A água de arroz, junto com os chás, terá um efeito potencializado do rejuvenescimento e clareamento da pele. Mas você pode fazer a receita sem os chás, colocando apenas a água, sem ferver, diretamente no arroz e deixando descansar por 2 dias.

Evite fazer tratamentos por conta própria

Para finalizar, o ideal é que a água de arroz seja utilizada como um complemento de um tratamento dermatológico. E antes de começar a usá-la, consulte um profissional para se certificar que seu organismo não possui contraindicações ao uso da água de arroz. Mesmo sendo um tônico natural, que não causa efeitos colaterais, cada corpo pode reagir de uma forma diferente e o melhor é sempre prevenir.