7 alimentos que ajudam a manter a saúde do seu corpo
7 alimentos que ajudam a manter a saúde do seu corpo
A pandemia da Covid-19 trouxe diversas mudanças para a sociedade, principalmente quando falamos de alimentação e higiene pessoal. Por isso, hoje separamos algumas dicas especiais de alimentos que são verdadeiros aliados do organismo.

A pandemia da Covid-19 trouxe diversas mudanças para a sociedade, principalmente quando falamos de alimentação e higiene pessoal. Mesmo que a pandemia esteja chegando ao fim, alguns hábitos e cuidados continuarão a persistir na vida das pessoas para manter o corpo saudável. Por isso, hoje separamos algumas dicas especiais de alimentos que são verdadeiros aliados do organismo. 

 

 


Entenda o que é um alimento nutritivo 

Os alimentos nutritivos são aqueles que possuem substâncias capazes de regular o metabolismo humano. Os nutrientes podem ser caracterizados por carboidratos (açúcar), proteínas, vitaminas, minerais e lipídios (gorduras). Sim! A gordura e o açúcar são fundamentais em nosso organismo, já que são responsáveis em fornecer energia para o resto do corpo, por isso o ideal é consumir de maneira equilibrada. 

 

Agora, confira a lista de alimentos que são heróis do seu corpo e que você precisa consumir de forma equilibrada.

 

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas são referência para combater anemia, colesterol alto, doenças cardíacas, diabetes e são uma ótima fonte de vitamina C e complexo B (B1, B2, B6 e B12), além de ter propriedades antioxidantes, ajudando a combater a velhice.


 

Vegetais verdes escuros 

Os vegetais verdes escuros como espinafre, rúcula, brócolis ajudam a ter uma alimentação nutritiva, pois possuem vitaminas, minerais e fibras. Sendo ótimos para a saúde dos olhos e para reduzir doenças cardíacas e diabetes. São ótimos para consumir in natura, refogados ou como sucos detox. 

 

Feijão 

O feijão é rico em fibras, ferro, proteínas, magnésio e zinco e ajudam a reduzir doenças cardíacas e são benéficos para a saúde do organismo.  

 

Maçã

A maçã é a fruta mais nutritiva que existe. É cheia de antioxidantes, boa aliada ao colesterol, prevenção do câncer e fortalece o sistema imunológico. Apresenta vitamina B, E e C, minerais como ferro e fósforo, além de proteger a garganta e as cordas vocais. 

 

Arroz integral

O arroz integral, diferente do branco, é rico em vitaminas e minerais, além de ser uma importante fonte de fibras, sendo um dos mais importantes para absorver nutrientes no trânsito intestinal, melhorando a digestão e organismo.

 

Ovo

O ovo  possui ácido fólico, proteína, manganês, potássio, zinco e ferro, além de ser um alimento muito versátil e barato, mas cuide, pois, o consumo deve ser moderado por conter um valor elevado de gordura saturada que pode ser prejudicial à saúde quando consumida em excesso. 

 

Alho 

O alho possui diversas vitaminas (B1, B6 e C), além de nutrientes como manganês, selênio, cálcio, cobre, potássio, fósforo e ferro. Além disso, o alho atua como antibiótico natural, ajudando a fortalecer o sistema imunológico, ajuda no combate ao envelhecimento, ajuda no metabolismo do fígado e atua como anticoagulante.

 

Quais dos alimentos não podem faltar na sua cozinha?