12 alimentos para dar mais energia ao seu dia
12 alimentos para dar mais energia ao seu dia
Você sabia que certos alimentos te ajudam a ter mais disposição durante todo o dia? Confira estas dicas que separamos para você incluir no cardápio agora mesmo!

Especialmente se você tem uma rotina agitada, sabe o quanto faz diferença acordar com disposição e bem-estar para fazer tudo com eficiência e ainda terminar o dia podendo dar uma corridinha.

Para te ajudar nessa tarefa, veja quais são os 12 alimentos ótimos para fazer parte do seu cardápio semanal. É claro, todos em porções equilibradas e dentro de uma dieta balanceada para que seus nutrientes sejam absorvidos e façam o efeito desejado. Veja só:

Aveia

Apesar de ser uma fonte de carboidratos, a aveia é de absorção lenta, ou seja, não causa picos de insulina no seu sangue e isso é muito bom. Ela mantém a saciedade por mais tempo enquanto os nutrientes são absorvidos. A vitamina B da aveia é essencial para o bom funcionamento do cérebro, gerando disposição e energia.

Chocolate amargo

Sim, o chocolate! Escolha a versão amarga ou 70% cacau para absorver os benefícios nesse alimento. O chocolate ao leite tem mais gordura e menos nutrientes. O cacau oferece antioxidantes que ajudam suas células a se renovarem, portanto, todo o corpo é beneficiado com rejuvenescimento. Mas não exagere na quantidade!

Mel

O mel é um açúcar natural que pode fazer parte de pratos doces e salgados. É fonte de vitamina C e B, que atuam no melhor funcionamento do seu metabolismo, mantendo o corpo no ritmo adequado. Também possui importantes minerais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

Oleaginosas

Neste grupo entram as nozes, castanhas, amêndoas, macadâmias e até os pinhões. São ricas fontes de proteína e gordura insaturada, aquela gordura boa que você pode comer e ajuda a promover o equilíbrio da pressão, dos triglicérides e do colesterol. Por possuírem magnésio e selênio, ajudam a reduzir o estresse, melhorar a memória e a produção de energia.

Chá verde

Você pode tomar uma xícara de chá verde logo ao acordar porque ele tem cafeína que vai te dar energia logo cedo. Ele também possui um aminoácido que age na liberação da dopamina e da serotonina, hormônios do bem-estar.

Maca peruana

A maca ajuda a ativar o corpo e equilibrar a liberação de hormônios, dando mais energia. Também é antioxidante e fornece muitas vitaminas, cálcio, potássio, magnésio, ferro, zinco e fósforo, minerais essenciais para a saúde. Seus efeitos estão ligados à clareza mental e à vitalidade. 

Guaraná

É de conhecimento comum que o guaraná é um estimulante natural que pode ser adicionado nas suas vitaminas, sucos, papas de aveia outras receitas, mas com cuidado para não exagerar na dose.

Banana

A banana contém triptofano que atua na liberação da serotonina, como mencionado anteriormente, um dos hormônios do bem-estar, que também ajuda a regular o sono e o humor. É rica fonte de potássio que trabalha para a saúde muscular e a boa disposição.

Água de coco

Além de ser ótima opção de bebida para o verão, a água de coco é rica fonte de potássio, como a banana, é antioxidante, ajuda na digestão, o que é importante para se manter bem-disposto, mantém a pressão controlada e acelera o metabolismo.

Açaí

Outra fruta conhecida pelos brasileiros como fonte de energia, o açaí é ótima escolha para o lanche da tarde, ajudando a manter o pique. Também age como antioxidante, pois contém vitaminas B e C, fornece gorduras boas e é uma delícia.

Kefir

Todos os alimentos probióticos, como kefir, kombucha, iogurtes e outros fermentados são essenciais para a saúde do sistema gastrointestinal e imunológico. Para que você se sinta bem ao longo do dia estes sistemas necessitam estar trabalhando em equilíbrio.

Feijão

O feijão, assim como os vegetais verde-escuros, é fonte de ferro que seu corpo necessita para se manter disposto. A deficiência de ferro provoca anemia e um de seus maiores efeitos colaterais é a indisposição. Para ajudar na absorção do ferro, coma também uma fonte de vitamina C.

Para saber quais as quantidades ideais de cada nutriente para o seu organismo em particular, consulte um nutricionista. Siga uma rotina alimentar equilibrada, com muita água e exercícios físicos para ter muita saúde e disposição.