Wanke oferece cursos para trabalhadores
Uma nova turma de alfabetização para os trabalhadores de indústrias de Indaial começa nesta segunda-feira 26 de agosto. A iniciativa faz parte do “Movimento A Indústria pela Educação” e reúne as indústrias Wanke Eletrodomésticos, Bellota Brasil e Metalúrgica Fey.

Uma nova turma de alfabetização para os trabalhadores de indústrias de Indaial começa nesta segunda-feira 26 de agosto. A iniciativa faz parte do “Movimento A Indústria pela Educação” e reúne as indústrias Wanke Eletrodomésticos, Bellota Brasil e Metalúrgica Fey. Elas implantaram uma escola para incentivar aos trabalhadores que desejam concluir o ensino fundamental.

As aulas de alfabetização de adultos serão específicas e contarão com o apoio de uma pedagoga. Ao todo, 50 trabalhadores já foram beneficiados pela ação. A iniciativa conta com o apoio do SESI, entidade do Sistema FIESC, que é responsável pela operação da escola. "Concluir a educação básica trará muitos benefícios tanto na vida pessoal quanto na profissional, possibilitando maior confiança para auxiliar os filhos nas tarefas escolares e abrindo oportunidade para crescer profissionalmente", disse o presidente da Wanke, Eduardo Wanke.

Os estudantes das três indústrias que estão concluindo o ensino médio têm aulas numa sala cedida pela Associação Comercial e Industrial de Indaial. A assistente da Wanke, Tânia Sygel, concluiu o ensino médio para aproveitar as oportunidades de promoção interna que a indústria oferecia. Quando retomou os estudos, em 2008, ela era auxiliar de produção na linha de montagem de centrífugas. "Hoje sou responsável pela conferência das ordens de serviço de todas as autorizadas, além de organizar toda a documentação das oficinas de assistência técnica vinculadas a Wanke", conta.

A metodologia de ensino própria, com momentos presenciais e a distância, foi desenvolvida especialmente para atender os trabalhadores da indústria. Os materiais didáticos e paradidáticos e a infraestrutura disponibilizada contribuem para o enriquecimento do trabalho pedagógico