Sustentabilidade na Lavanderia - Dicas para economizar água e energia
Sustentabilidade na Lavanderia - Dicas para economizar água e energia

Você já parou para contabilizar quanto você gasta na limpeza diária da sua casa e das roupas da família? E a energia e a água? Confira nossas dicas para economizar na lavanderia com base no uso consciente desses recursos.

  1. Para limpar um determinado ambiente, basta diluir um pouco do desinfetante escolhido em água. A quantidade a ser diluída depende do quanto de água você vai usar, que deve ser de acordo com o tamanho do espaço que vai limpar.
     
  2. Um jeito de evitar o desperdício de água em sua lavanderia é utilizar a capacidade máxima de sua máquina de lavar. Ou seja, junte um bom volume de roupa antes colocar a lavadora para funcionar, assim você economiza não só água, mas energia também!
     
  3. Na hora de higienizar a geladeira e o fogão, umedeça um pano ou esponja macia e acrescente um pouco de detergente. Repita o processo sem o detergente para finalizar. Isso também evitará arranhões ou outros danos, como corrosão.
     
  4. Evite os vazamentos: você sabia que uma torneira pingando em sua lavanderia pode gastar até 45 litros de água por dia? Ou seja, ao final do mês são 1350 litros desperdiçados desnecessariamente. Portanto, para economizar água, muita atenção à manutenção dos canos e torneiras dentro de casa!
     
  5. Sabão e água na medida certa: você não precisa usar mais sabão que o necessário para deixar suas roupas limpas. Exagerar na dose certamente irá requerer muito mais água para o enxágue e ocasionar manchas esbranquiçadas em suas peças.
     
  6. Abuse da imaginação para encontrar soluções sustentáveis para a sua lavanderia. Se você tem quintal, por exemplo, que tal coletar água da chuva para utilizar na lavagem da roupa? Além de ajudar o meio ambiente, você ainda sai ganhando com a economia de água. Se mora em apartamento, não se preocupe, você também pode fazer a sua parte seguindo as dicas que sugerimos para economizar água. E, lembrem-se da regra básica, que vale para outros cantos da casa também, jamais deixem a torneira aberta sem necessidade!

Além de proporcionarem economia na quantidade de energia e água gasta diariamente, com essas dicas você também economiza no dinheiro!