Seja um consumidor consciente
Seja um consumidor consciente

Durante a nossa rotina, estamos consumindo o tempo todo, mesmo sem perceber, recursos naturais como água, energia e alimentos. Mas será que você sabe consumi-los de forma consciente para o bem do nosso planeta? Com atitudes simples e um pouco de atenção, você terá orgulho de vestir a camisa de consumidor consciente:

 

• Não desperdice energia elétrica e água lavando suas roupas aos poucos na máquina. Deixe acumular um bom número de peças e lave-as de uma só vez.
 

• Evite usar a secadora em dias frescos e quentes, quando as roupas secam rapidinho no varal.

 

• Aquela luzinha de “stand by” que fica acessa nos aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos que não estão em uso gasta muita energia. Portanto, desplugue esses aparelhos da tomada quando não estiverem em uso.

 

• Também faz parte das atitudes do consumidor consciente saber usar o telefone fixo e o celular com moderação. Controle a conta visando economia e fale apenas o necessário, deixando conversas importantes para serem feitas pessoalmente. Aqui, vale usar aplicativos sem custo como o WhatasApp e avaliar se não vale a pena ter mais de um chip e aproveitar diferentes promoções das operadoras.

 

Já é altamente difundido que precisamos cuidar do planeta, certo? Junto a isso, empresas têm adotado iniciativas e atitudes como não gastar papel para impressão e usar menos o carro tem feito muito sucesso.

Para garantir um consumo consciente e voltado ao meio ambiente, aí vão mais algumas sugestões do que você pode fazer no seu dia a dia: ao invés de jogar fora aquilo que não quer mais, doe; invista em atividades ao ar livre; dê preferência aos produtos com embalagem reciclável; consuma frutas da época que são mais saudáveis e mais baratas; separe o lixo para reciclagem e analise sempre a procedência e atividades de fabricantes e marcas antes de adquirir algo.