Reforme sua casa sem dor de cabeça.
Reforme sua casa sem dor de cabeça.
A reforma de uma casa ou apartamento inevitavelmente causa alguns incômodos, como sujeira, barulho e bagunça, mas que são apenas passageiros. Isso é perfeitamente normal.

A reforma de uma casa ou apartamento inevitavelmente causa alguns incômodos, como sujeira, barulho e bagunça, mas que são apenas passageiros. Isso é perfeitamente normal. O que não é normal é quando a reforma começa a dar dor de cabeça durante a realização da obra ou depois dela pronta. Mas todo esse transtorno pode ser evitado com um bom planejamento, que garante mais segurança aos moradores e trabalhadores, mais cuidado com os móveis e economia de tempo e dinheiro.

Primeiro, para ter uma previsão estimada de gastos e prazo de conclusão, nunca comece uma reforma sem planejar o orçamento e o tempo de duração. Nesse orçamento, inclua tudo que será utilizado de material, como tomadas, interruptores, pontos telefônicos, acabamentos e outros objetos que muitas vezes acabam esquecidos e só são lembrados ao fim da obra, gerando custo extra.

Além de planejar, é importante conhecer a sua casa e saber onde pode ser mexido e como deve ser feito. Com a planta do imóvel em mãos, peça para o responsável pela reforma avaliar instalações elétricas e hidráulicas, para não comprometer tubulações e fiações, o que pode significar mais gasto de tempo, dinheiro e até acidentes. Se for uma ampla reforma e provocar alguma mudança estrutural grande, fique atento às normas e leis. Informe-se com órgãos públicos sobre a necessidade de alvarás ou licenças para evitar transtornos.

Bem, agora, é mãos à obra. E depois, é só curtir a sua casa reformada do jeitinho que você queria, no tempo certo, dentro do orçamento e sem dor de cabeça.