Panela de pressão: faça dela sua aliada na cozinha
Panela de pressão: faça dela sua aliada na cozinha
A panela de pressão foi inventada há mais de 300 anos, e hoje em dia ainda tem muita gente com medo de usar!

A panela de pressão foi inventada há mais de 300 anos, e hoje em dia ainda tem muita gente com medo de usar! O grande medo de quem se recusa a facilitar a vida na cozinha usando a panela de pressão é de que ela exploda.

Bem, de fato não é impossível que isso aconteça, mas se souber usar a panela do jeito certo, não vai acontecer. O problema é que muitas pessoas não compreendem seu funcionamento e acabar cometendo gafes que levam ao acidente.

Usando da maneira certa e mantendo-a sempre em ótimas condições de uso, a panela de pressão é uma grande aliada no preparo de alimentos mais duros ou densos, que levariam horas e horas para cozinharem em uma panela convencional.

Então, para que você perca o medo de usar a panela de pressão e use seus benefícios para agilizar e variar o preparo dos alimentos, veja estas dicas e cuidados fundamentais que deve ter:

1 – Selo do Inmetro

Quando for comprar sua panela de pressão, a primeira coisa que deve observar é se ela possui um selo do Inmetro. Ele assegura que aquela marca e modelo de panela foi testada e está apta a exercer sua função com segurança.

Não significa que este completamente livre de falhas, por isso, continue lendo sobre os cuidados que precisa ter.

 2 – Panela de pressão precisa de água

Para fazer pressão, a panela precisa do vapor gerado pela água, por isso, nunca coloque um alimento sem água na panela de pressão. Existem receitas que são feitas na pressão com bem pouca água, mas neste caso, o alimento colocado na panela possui bastante água que será liberada do seu interior durante o cozimento, como algumas carnes.

Mas de modo geral, é a água que faz a panela funcionar corretamente, e precisa estar na medida certa, ou seja, ocupando no máximo 2/3 da capacidade total da panela. O restante do espaço precisa estar livre para ser ocupado pelo vapor.

3 – A forma correta de fechar a panela

Depois de colocar os alimentos e a água dentro da panela, coloque a tampa encaixando bem, de dentro para fora, para garantir a vedação completa. Por fim, engate a tampa na alça para que fique bem presa e deixe o fogo alto.

Quando começar a ferver, o pino que fica no centro da tampa vai começar a chiar e a mexer para dosar a quantidade de vapor no interior da panela. Neste momento, pode manter o fogo médio ou baixo, conforme indicado na receita.

4 – O pino deve chiar

Se depois que o alimento começar a ferver, o pino dosador não estiver chiando e liberando um pouquinho de vapor, desligue a panela, pois ele não estará fazendo seu trabalho do jeito certo. Isso pode acontecer no caso de algum defeito ou por haver alguma sujeira, como resto de comida, obstruindo a passagem do ar. Não continue a usar a panela neste caso!

5 – Removendo toda a pressão

Depois que o alimento ficou o tempo necessário na pressão e está pronto, é hora de libertar todo o vapor da panela para poder abri-la. Esta é uma parte que pode levar um tempo, pois você deve desligar a panela e esperar ela esfriar e liberar o vapor sozinha.

Se quiser acelerar o processo, pode usar uma colher de pau ou de inox para erguer a válvula e aumentar a quantidade de vapor liberado, mas cuidado para não se queimar. Outra forma é colocar a panela embaixo da torneira, sem deixar a água pegar na válvula, só nas laterais da panela. Vai ajudar a esfriar mais rápido.

Só depois que o vapor tiver saído totalmente é que você pode abrir a panela em segurança.

6 – Mantenha a panela muito bem higienizada

Justamente pelo motivo de obstrução que citamos anteriormente, sua panela de pressão precisa ser muito bem lavada, com atenção especial para as passagens de ar da válvula de pressão.

Lembre-se de ficar de olho também na borracha de vedação que fica em volta da tampa. Depois de um certo tempo de uso ela precisa ser trocada, porque começa a ressecar e perde sua função.

7 – Leia o manual de instruções

Mesmo depois de ler este artigo, não dispense a leitura do manual de instruções da sua panela de pressão, que explica tudo em maior detalhes, e ainda informa sobre a garantia e o que fazer em casos de falha.

Seguindo estas dicas, pode usar sua panela de pressão tranquilamente e variar as opções do cardápio à vontade!