Organize sua casa: seis dicas para deixar tudo no lugar em 15 minutinhos.
Organize sua casa: seis dicas para deixar tudo no lugar em 15 minutinhos.
E se nós te contássemos que quinze minutos é tudo que você precisa para deixar a casa em ordem e fazer aquela arrumação diária? Hoje, vamos te dar algumas dicas para tornar a arrumação diária mais fácil, prática e relativamente rápida. Assim, você pode aproveitar mais o seu tempo para fazer o que gosta!
  1. Divida as tarefas: se você não mora sozinha, não tem porque ser responsável pela limpeza e organização de toda a casa. Quando você divide as tarefas com as pessoas que moram com você, além de terminar mais rápido, pode aproveitar a atividade para compartilhar momentos com as pessoas que estão fazendo a limpeza junto com você.
     
  2. Organize um cronograma: separar as tarefas domésticas por dia, ajuda a manter a casa limpa e organizada e diminui o tempo de limpeza, fazendo com que tenhamos mais tempo para aproveitar a noite, seja ela a dois ou não! E mais, dividindo essas tarefas com nossos parceiros, fica ainda mais rápido. Os 15 minutos se tornam 5. Ex: na segunda-feira, tirar o pó e passar pano de chão nos quartos e na sala; terça-feira: limpar banheiros e passar vassoura na casa; quarta-feira: aspirador de pó e lavar roupa; quinta-feira: tirar o pó e limpar a cozinha; sexta-feira: passar a vassoura e lavar a roupa; sábado: faxinão!
     
  3. Tenha uma playlist de limpeza: sim, tornar a tarefa mais agradável através de música pode ser uma ótima forma de incentivar a continuar o serviço. Selecione uma boa playlist e aperte o play!
     
  4. Um cômodo de cada vez: divida a limpeza da casa por cômodo e por dia e faça uma lista de tarefas para saber o que deve ser feito em cada lugar. Programe cada dia da semana para uma coisa diferente, por exemplo: duas vezes na semana você tira esses 15 minutos para varrer a casa e juntar a bagunça espalhada, uma vez por semana você tira para dar jeitinho no banheiro e no quarto, uma vez por semana você dá um trato na cozinha.
     
  5. Encontre o horário que te inspira: os melhores horários são aqueles em que temos mais energia, seja de manhã ou à noite. O ideal é você reservar alguns minutos de manhã e outros da noite e tirar um dia da semana para executar a faxina pesada, apenas fazendo a manutenção nos outros dias. Se acordar cedo é maçante para você, fique com as tardes e as noites. O importante é arrumar a casa de bom humor.
     
  6. Desapegue: seja uma pessoa desapegada. Quanto menos coisas espalhadas pela casa, mais rápida será a limpeza. Evite ter muitos objetos miúdos e peças decorativas em estantes, mesas de centro e criado mudo. Eles dificultam a limpeza e às vezes tornam o ambiente poluído visualmente. Quanto mais objetos aparentes, maior a sensação de bagunça.