Ensinando aos pequenos o consumo consciente de água
Ensinando aos pequenos o consumo consciente de água

O bom exemplo ainda é o melhor método para transmitir ensinamentos aos filhos. Porém, existem estratégias criativas e divertidas para incentivar as crianças a criarem a consciência da natureza desde cedo.

Leia abaixo quarto dicas para educar as crianças para a importância de conservar os recursos naturais e consumir água de forma consciente:

 

• Comece por uma lista de ações

O que pode mudar em casa para que a família consiga economizar água? Sente com seus filhos e, juntos, elaborem uma lista com itens que podem servir como metas, como reduzir o tempo de banho a cinco minutos por pessoa, varrer a calçada em vez de lavar, coletar a água que cai do chuveiro enquanto a temperatura está sendo regulada e todas as outras ações que resultem em economia.

Ao final de cada semana, a família pode retomar a lista para avaliar o que foi ou não cumprido.

 

• Reutilize água.

Algumas atividades não exigem água tratada, como lavar as calçadas ou o carro. A reutilização é uma boa alternativa nesses casos. É possível captar a água que sobra depois do banho de banheira dos bebês ou da lavagem da roupa para empregar nessas tarefas. As crianças podem participar de todo esse processo. Não se esqueça de ensinar quais são os afazeres que exigem ou não água potável. A água coletada pode ser usada na limpeza da casa – deixe claro que ela não serve para ser consumida.

 

• Cultive um jardim

Qual a melhor forma de fazer uma criança entender que, sem água, os vegetais não sobrevivem e isso compromete a disponibilidade de alimentos? Cultivando um jardim em casa, plantando sementes e cuidando delas até que se desenvolvam. Caso não haja espaço, um vaso de flor pode ser suficiente para ilustrar o processo. Se os pequenos ainda não conhecem o ciclo de formação da chuva, é um bom momento para abordar o assunto.

 

• Entre em contato com a natureza.

Você sabia que existe um tipo de mata que protege os cursos d’água? A mata ciliar leva esse nome pois age como os cílios para os olhos e, assim, protege rios, mananciais e outras fontes de água de impurezas, poluição, assoreamento e muito mais. Visitar parques no meio da cidade e programar passeios em contato com a natureza são formas de demonstrar para as crianças a importância de conservar as áreas naturais e a relação delas com as fontes de água.