Dietas vegetarianas: entenda mais sobre essa restrição alimentar.
Dietas vegetarianas: entenda mais sobre essa restrição alimentar.
As dietas vegetarianas e veganas estão ganhando cada vez mais espaço.

As dietas vegetarianas e veganas estão ganhando cada vez mais espaço. Algumas pessoas procuram mais qualidade de vida, outras por proteção animal e ainda por um estilo de vida mais natural, sem fazer que outras espécies sofram.

Para quem não pratica esse tipo de dieta ou não tem nenhum conhecido próximo, pode parecer bem difícil entender quais alimentos são consumidos, por isso, separamos algumas definições para você entender quais os alimentos que cada dieta possui.

Conheça os tipos de alimentos que cada dieta vegetariana consome.

  • Ovolactovegetarianos: consomem laticínios, ovos e vegetais, mas não consomem nenhum tipo de carne.
  • Lactovegetarianos: consomem laticínios e vegetais, mas não consomem nenhum tipo de carne e nem ovo.
  • Veganos: veganismo é um estilo de vida, onde não é consumido nada que tenha origem animal, como couro, produtos de maquiagem, limpeza, roupas e sapatos. Na alimentação não consomem nenhum tipo de carne, laticínios, ovo, mel ou qualquer alimento de origem animal.
  • Pesco-vegetarianos: não consomem, ou consomem raramente, carne vermelha, de frango ou porco, mas consomem com maior frequência peixe, além de frutas e vegetais.

Agora que você conhece cada nomenclatura, veja algumas receitas vegetarianas.

Tipos de receitas vegetarianas
Se você vai receber algum amigo que possui esse tipo de dieta não se desespere. Muitas das receitas que fazemos no dia a dia podem ser adaptados somente trocando alguns ingredientes.

As receitas que vão carne na sua composição como lasanhas e pizzas, troque por opções com vegetais e queijos. Se for um almoço ou jantar, ofereça opções de saladas, vegetais e leguminosas, como feijão, lentilha e grão de bico.

Algumas empresas produzem alimentos com base vegetal, como queijos veganos, hambúrgueres, salsichas e almôndegas de soja. Ou procure por empresas especializadas nesse tipo de alimentação, que hoje são mais frequentes de encontrar.

No mais, converse com seu amigo sobre os produtos que ele consome, quais as receitas que ele prefere e como realiza. Utilize essa oportunidade para conhecer um novo estilo de vida e novas receitas.

Que tal aproveitar o fim de semana para testar uma nova receita sem a utilização de carne, ovo ou leite? Teste, invente e crie.