Dicas para utilizar o vinagre na limpeza de casa
Dicas para utilizar o vinagre na limpeza de casa
Mais do que um tempero para as saladas, o vinagre é uma solução com imensas propriedades que beneficiam saúde, atuando como antioxidante, antimicrobiano, antidiabético, anticancerígeno, além de ajudar na saúde do coração, do cérebro e para o emagrecimento.

Como se não bastasse, ele também é um ótimo faxineiro da casa. Veja como utilizar o vinagre para manter seu lar limpo e desinfetado:

1 - Remover odor de animais de estimação do estofado

Faça uma solução contendo: 1 litro de água + ¼ de copo de álcool + 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio + ½ copo de vinagre branco + 1 colher de sopa de amaciante de roupas. Misture muito bem, coloque em um borrifador e passe pelo estofado, mas sem excesso. Se possível, deixe secar ao sol.

2 – Manchas de limo nas pias e metais

Sabe aquelas manchas amareladas e esverdeadas que ficam na pia, no tanque, no box, no chuveiro e nas torneiras? Passe vinagre puro e remova tudo!

3 – Limpeza de vaso sanitário

Se não tiver desinfetante em casa, use o vinagre branco para limpar o vaso sanitário. Basta colocar um pouco de vinagre no vaso, esfregar com a escovinha, deixar agir por meia hora e dar a descarga. Vaso limpíssimo e sem odor!

4 – Limpeza de madeira

O vinagre também pode ser usado para limpar paredes de madeira, pintadas, venezianas, móveis e objetos em madeira. Para isso, faça uma solução com: 1 xícara de amônia (cuidado ao manusear) + ½ xícara de vinagre branco destilado + ¼ de xícara de bicarbonato de sódio + 1 litro de água morna. Aplique com uma esponja ou pano e depois aplique outro pano com água pura para enxaguar, seguido de um pano seco para finalizar.

5 – Limpeza de vidros

Se funciona para madeira, por que não funcionaria para os vidros, não é verdade?! Basta misturar em um recipiente metade de vinagre com metade de água morna e aplicar nos vidros com um pano que absorva bem o líquido.

6 – Remover cera de vela endurecida

A vela derretida costuma deixar marcas por onde passa. Primeiro, amoleça a parafina com secador de cabelo, depois limpe com um pano e finalize com uma solução igual à anterior, para limpar vidros.

7 – Manchas de caneta nas paredes

Tem criança em casa? Então talvez tenha marcas de caneta nas paredes. Coloque vinagre branco puro sobre a mancha e esfregue com um pano ou esponja, cuidado para não danificar a pintura.

8 – Eliminar cheiro de cigarro do ambiente

Um dos odores mais desagradáveis certamente é de um ambiente com fumaça de cigarro, especialmente se ficou fechado e a fumaça impregnou. Para ajudar a remover, coloque potinhos com vinagre pelo ambiente para que ele absorva o odor.

9 – Limpeza de superfícies

Desde o piso até o carpete, o vinagre limpa tudo, especialmente quando é misturado com água morna. Sim, a mesma dica para os vidros e a vela. Coloque a solução num borrifador e comece a limpeza geral. Nos carpetes, aplique com um pano úmido e depois pressione com um pano seco para absorver. Se preciso, coloque um secador ou ventilador perto para ajudar a secar mais rápido.

10 – Remover caruncho das fugas

Principalmente nas áreas úmidas da casa, os rejuntes dos pisos e azulejos tendem a ficar escurecidos por causa dos fungos que se acumulam. Resolva o problema aplicando vinagre puro com misturado com água morna, deixe agir por um tempo e depois passe um pano para remover. O cheiro que ficar logo vai embora.