Dicas para selecionar os brinquedos das crianças estimulando a saúde emocional
Dicas para selecionar os brinquedos das crianças estimulando a saúde emocional
Onde tem criança, tem brinquedo. Desde que nascem os pequenos (e os pais) começam a acumular brinquedos dos mais variados tipos e tamanhos. Além dos mimos do dia a dia, via de regra, tem 3 datas no ano em que um brinquedo novo aparece: aniversário, dia das crianças e natal.

E então, quando um ano novo começa, você pensa: tem brinquedo demais aqui! Será que meu filho precisa de tanto? Como organizar ao mesmo tempo em que posso ensiná-lo a não se apegar?

Vendo por esta perspectiva conseguimos perceber que organizar os brinquedos das crianças é mais do que deixar a casa em ordem, mas também estimular a saúde emocional dos pequenos.

É comum que a criança tenha seus brinquedos favoritos entre tantos, e as razões são várias:

- Pode ser porque ganharam de alguém especial;

- Porque desejaram por muito tempo e consideram uma grande conquista;

- Porque o brinquedo esteve ao lado quando ela se sentiu desprotegida;

- Ou só porque as cores, formas ou sons criam um vínculo emocional.

Com base nisso, é hora de começar a selecionar os brinquedos:

- Coloque todos os brinquedos em um cômodo que possam ficar à vista da criança e peça para que ela comece a colocar de um lado os que mais gosta e os que menos gosta.

- Depois, permita que ela reflita um pouco sobre por que gosta ou não gosta de cada um, pois na hora de decidir que um brinquedo vai embora, ela precisa entender que fez a própria escolha.

- O “gostar” ou “não gostar” pode estar relacionado com o que mais ou menos brinca, pois nem sempre a criança compreende o tipo de sentimento que tem por alguma coisa.

- Depois de separados os brinquedos e feita a reflexão, é hora de decidir o que fica e o que vai embora. Esse momento pode ser muito fácil ou muito difícil, conforme o apego emocional da criança, por isso, deve ser orientado de forma natural para que ela não sinta que está perdendo nada.

- Uma boa forma de a criança perceber que os brinquedos são apenas objetos que servem para trazer mais alegria para um momento que já é alegre é sugerir a doação. Normalmente os pequenos sentem empatia e querem levar alguns brinquedos para outras crianças que não têm.

- Cabe aos pais estimular essa empatia, falando que a criança pode levar muita alegria para outros amiguinhos que adorariam ter um brinquedo daquele, e que o brinquedo vai ser mais usado em outro lugar, já que ela tem tantos em casa.

- Lembre-se também que não devem ser doados apenas os brinquedos muito estragados, pois isso seria desvalorizar as outras crianças. Seria o mesmo que doar roupas completamente rasgadas e sujas para quem não tem como consertar ou lavar. Doe brinquedos em bom estado!

- Feita essa seleção, entre em contato com um local que gostaria de receber as doações ou mesmo famílias conhecidas que não têm condições de comprar e combine de levar. É legal que a criança vá junto para sentir a emoção da doação e ver a alegria de quem recebe.

Com os brinquedos que ficarem em casa, aqui vão ideias práticas para deixar tudo organizado:

Uma caixa grande, seja de papelão, vime ou madeira, é sempre uma boa opção. As crianças não ligam se os brinquedos estão um ao lado do outro separados por tipo de brincadeira. Elas vão entender por organização o que está dentro da caixa e o que está espalhado pelo quarto, e ponto final.

É claro que os brinquedos podem fazer parte da decoração do quarto, então principalmente se o espaço for reduzido, aposte em organizadores, separadores, prateleiras, nichos e gaveteiros, sempre ao alcance da criança para evitar qualquer acidente. Se ela não pode ter acesso ao brinquedo, nem deixe à vista.

Caixinhas pequenas são ideais para brinquedos pequenos. Para economizar, pegue caixas de sapato e aproveite para brincar de artesanato com a criança, personalizando a caixa com tinta colorida e papel para encapar. Depois ela mesma pode selecionar cada tipo de brinquedo que vai em cada caixa e assim estimular seu senso de organização.

Com estas dicas vai ser muito mais fácil manter a casa organizada e fazer os pequenos entenderem que não precisam se apegar aos brinquedos, pois tudo na vida tem um ciclo e eles podem repassar o que gostam para ver outras crianças felizes.