Dicas para montar a paleta de decoração da sua casa
Dicas para montar a paleta de decoração da sua casa
As cores não cumprem apenas uma função estética na sua casa, pois além de embelezar os espaços, colorem e decoram os ambientes e são capazes de transmitir sensações, como limpeza, alegria e até irritação.

As cores não cumprem apenas uma função estética na sua casa, pois além de embelezar os espaços, colorem e decoram os ambientes e são capazes de transmitir sensações, como limpeza, alegria e até irritação. Justamente por ser tão poderosa, a paleta de cores para decoração deve ser escolhida com muito cuidado. Foi pensando nisso que preparamos um conteúdo bem legal para você, confira.

 

Estilo da decoração

O estilo da decoração é determinante para escolher a paleta de cores que vai estabelecer o clima dos cômodos da casa. Se a sua intenção é decorar o ambiente dentro do estilo clean, minimalista e sofisticado, cores claras e sóbrias são mais do que bem-vindas. Se a decoração é rústica, paletas com cores terrosas e amadeiradas são opções certeiras. Se a décor é moderna e descontraída, cores quentes e vibrantes são as melhores opções.

 

Significado das Cores

Conheça o significado e o efeito causado pelas cores antes de escolher a paleta para cada ambiente. As tonalidades podem provocar sensações e transmitir sentimentos ruins. Enquanto o amarelo e laranja são cores solares e que acolhem, estimula e energiza, o azul é uma cor serena, que tranquiliza e traz equilíbrio.

 

Procure conhecer a psicologia das cores e leve em conta o tipo de efeito e a atmosfera que você pretende criar em cada espaço. Nos quartos, por exemplo, o ideal é que a paleta favoreça o descanso e o relaxamento. 

 

Uma paleta em cada cômodo 

Não é preciso escolher uma única paleta para a casa inteira. Aliás, diante de tantas opções de tons disponíveis no mercado, decidir por um único leque parece até uma tarefa ingrata. A riqueza de cores é grande e você pode escolher mais de uma paleta para sua decoração, desde que os tons escolhidos dialoguem. Para acertar na escolha, avalie se as tonalidades combinam e não deixe de considerar os vários elementos da decoração, como os móveis e acessórios que você já possui.




 

Crie contrastes

A criação de contrastes entre as cores, desde que feitas sem exageros, torna a decoração menos monótona e mais criativa e dinâmica. Além disso, ajuda a destacar seus objetos preferidos no ambiente e deixa o resultado mais charmoso. Você pode tirar as dúvidas sobre como ficaria determinada cor em um ambiente da sua casa entrando nos sites das empresas de tintas. Alguns simuladores disponibilizados permitem que, antes de pintar, você conheça o resultado das cores nas suas paredes.

 

 

Gostou das dicas? Não espere para colocar em prática na sua casa. Explore a decoração do seu lar.

 

Fonte: Uau Limpeza