Dicas para introduzir a papinha na rotina do seu bebê
Dicas para introduzir a papinha na rotina do seu bebê
As papinhas de bebê geram dúvida em muitas mães. Veja quais os melhores alimentos para usar e formas de preparar.

Mesmo antes do bebê nascer, as mamães já se preocupam em buscar o máximo de informação possível para que tudo corra bem com o desenvolvimento do seu pequeno.

Quando eles nascem, as mães sabem que até o 6 meses é recomendado que só se alimentem de leite materno. Mas, e depois? Como começar a introduzir outros alimentos na rotina do seu filho? Veja estas dicas.

1 – Comece com papinha de frutas

Antes de começar a dar papinhas salgadas, comece pelas papinhas de frutas, pois são uma maneira mais suave de a criança conhecer novos sabores, aromas e texturas.

Ela deve ser dada de manhã ou à tarde, como um lanche, pois não deve substituir a mamada.

Prefira frutas mais maduras e menos ácidas, e lembre-se de não acrescentar açúcar, somente a fruta bem amassada ou raspada. Tome cuidado para tirar as cascas e sementes.

Procure colocar uma fruta por vez para observar a reação do bebê e identificar possíveis reações alérgicas com mais facilidade.

Os sucos naturais de fruta também podem ser dados, mas a preferência deve ser pelas papinhas. A fruta em forma de suco possui maior índice glicêmico e perde grande parte das fibras. Se for dar suco, a quantidade pode ser de 80 a 120ml.

2 – Como fazer a papinha salgada

Para preparar uma papinha com todos os nutrientes que o bebê precisa, escolha um alimento de cada grupo alimentar:

Proteína animal (de 25 a 35g) – músculo de carne bovina, lombo de carne suína, peito de frango, ovo cozido duro, peixe sem espinha ou vísceras, como fígado e moela.

Tubérculo ou cereal – batata-doce, arroz, milho, macarrão, mandioca, mandioquinha ou inhame.

Legumes – cenoura, beterraba, chuchu, abobrinha, berinjela, quiabo, vagem, tomate ou couve-flor.

Leguminosas – feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico ou soja.

Verduras – couve, brócolis, espinafre, alface, repolho, escarola ou acelga. 

Depois de higienizar muito bem cada alimento, descasque-os e pique-os. Cozinhe até ficarem moles, começando pelos que demoram mais tempo para cozinhar e depois os mais rápidos.

Não coloque sal nem na hora de cozinhar nem depois no tempero. Escolha temperos naturais, que não sejam industrializados, como cebola, alho, cebolinha, salsinha, coentro, louro e tantos outros bem picadinhos.

Amasse muito bem todos os ingredientes já cozidos, tempere com os temperinhos naturais e pode finalizar com uma colher de azeite ou canola (cru). Sirva morno.

3 – Dicas

- O sal pode ser introduzido aos poucos na papinha salgada, até 1 ano de idade. A verdade é que não há necessidade de sal nos primeiros meses. O bebê não vai sentir falta de um sabor que não conhece. Assim, ele irá se acostumar com o verdadeiro sabor do alimento.

- Mesmo quando começar a introduzir um pouquinho de sal na comida do bebê, evite qualquer outro tempero que seja industrializado, como caldos.

- Deixe para colocar o azeite ou a canola sempre no final do preparo, nunca durante o cozimento.

- Alguns alimentos são mais propensos a gerar alergias, então é ideal evitá-los até o bebê completar 1 ano de idade. Só então seu organismo estará mais forte para agir e protegê-lo de reações alérgicas. Estes alimentos são:

Mel

Leite de vaca e derivados (iogurte, queijo, manteiga, margarina)

Açúcar e outros doces industrializados

Soja e derivados

Frutos secos (nozes, castanhas, amêndoas)

Frutos do mar

Morango e kiwi são frutas que podem causar alergias. Se quiser testar, dê ao bebê a fruta sozinha e se depois de um dia ele não apresentar qualquer reação alérgica, está tudo bem. Mesmo assim, evite excessos.

De modo geral, procure variar o cardápio e lembre-se de sempre colocar um alimento de cada grupo na papinha salgada para suprir todos os nutrientes para a saúde do bebê.