Confira dicas de como retirar e evitar mofo em casa
Confira dicas de como retirar e evitar mofo em casa
O mofo não é incômodo apenas pela aparência e odor que causa. Para muitas pessoas, os diferentes tipos de mofo levam a problemas respiratórios graves. Por isso, prefira prevenir o mofo em casa e garantir mais saúde para a família...

O mofo não é incômodo apenas pela aparência e odor que causa. Para muitas pessoas, os diferentes tipos de mofo levam a problemas respiratórios graves. Por isso, prefira prevenir o mofo em casa e garantir mais saúde para a família.

 

O que é o mofo?

Antes dar dicas de como evitar e como remediar o aparecimento de mofo em casa, temos que esclarecer o que é o mofo. 

O mofo (ou bolor) é uma colônia de fungos que se reproduz em ambientes pouco iluminados, úmidos, quentes e abafados. Só em casa, vários ambientes ou objetos estão propensos ao aparecimento de fungos, como áreas perto de pias e encanamentos, ambientes com menos janelas ou que passam muito tempo fechados.

Não só nos ambientes, tudo o que neles estiver estará sujeito à ação dos fungos, alimentos, móveis, roupas e calçados.

 

Como prevenir o aparecimento do mofo em casa?

Bem, com base nas causas do mofo, pode-se ver que mantendo a casa bem aberta, arejada e iluminada, e tratando de vazamentos são ótimas maneiras de evitar o aparecimento de mofo.
Evite também guardar louças ou roupas meio úmidas, sem estarem totalmente secas. O ambiente fechado e abafado do armário poderá atrair mofo. 

Se precisar passar algumas noites fora, lembre-se de deixar todas as torneiras bem fechadas para evitar vazamentos e umidade no ambiente fechado.

Quando regressar, se perceber cheiro de mofo ou umidade, abra as portas e gavetas dos armários e coloque roupas e cobertas no sol forte.

Quando colocar as roupas e louças de volta nos armários, coloque nos cantinhos trouxinhas de tule com pedaços de giz dentro, pois eles ajudam a absorver a umidade. Troque de tempos em tempos, quando perceber que estão meio molhados.  

 

Como remediar o mofo que já se instalou?

Existem várias combinações caseiras de produtos para remoção de mofo e das marcas que ele deixa. Veja algumas das mais usadas:

 


Água sanitária 

Esta mistura é, sem dúvida, uma das mais conhecidas. Também pode substituir por outro produto à base de cloro, mas lembre-se que pode desbotar a superfície. Misture a água sanitária com água na medida indicada na embalagem para obter o efeito desejado.

 


Bicarbonato de sódio

Este produto oferece muitas utilidades para a casa, inclusive para acabar com o mofo. Adicione ¼ de colher de sopa de bicarbonato em um borrifados cheio de água e agite bem. Borrife na superfície com mofo e vá removendo com uma escova ou esfregão.

Enxágue com água pura, pode ser com outro borrifador (caso seja uma parede e não possa despejar mais água), e depois de limpo, borrife a água com bicarbonato novamente e deixe secar.  
Também pode ser usado para lavar roupas brancas junto de água quente.

 


Vinagre branco

O vinagre pode matar mais de 80% das espécies de bolores. Coloque vinagre branco em um borrifador e borrife na área mofada de cima para baixo. Deixe por 1 hora. Depois, limpe bem com pano e água pura e mantenha o ambiente bem aberto para secar completamente e sair o cheiro. 


Assim como o bicarbonato, o vinagre também é bom para lavar roupas brancas.


Alvejantes e desinfetantes também ajudam, além dos produtos específicos para remoção de mofos. O importante é sempre se proteger com luvas e máscaras, não apenas por causa dos produtos químicos, mas também pelo próprio mofo que pode causar alergia. 


Também é importante deixar os ambientes bem arejados ou as roupas bem secas após o uso destes produtos, além de conferir as dosagens nas embalagens.