Compostagem: o que é, benefícios e dúvidas frequentes.
Compostagem: o que é, benefícios e dúvidas frequentes.
A compostagem é uma forma simples e naturalmente útil de diminuir a quantidade de lixo orgânico produzido.

A compostagem é uma forma simples e naturalmente útil de diminuir a quantidade de lixo orgânico produzido. A sustentabilidade entra em foco com a compostagem, ao reaproveitar resto de alimentos, cascas e outros resíduos domésticos do dia a dia. Essa solução também oferece uma produção de adubo natural, que pode ser utilizado em seu jardim.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Quando feito da forma certa, o processo de compostagem não produz cheiro e nem atrai animais ou insetos indesejados. Você deixa a sua casa mais ecológica e contribui para a preservação do nosso meio ambiente. Vale super a pena!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Mas como funciona o processo de compostagem?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Formada por terra, minhocas e microorganismos, a compostagem possibilita a decomposição do lixo orgânico para obter um material fértil, rico em húmus e nutrientes. Existem diferentes formas de realizar a compostagem, como a Vermicompostagem (compostagem com minhocas) e a Compostagem Automática:

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

- Vermicompostagem: Processo feito em local fechado ou coberto, conta com ajuda das minhocas para alcançar o seu êxito. A construção da composteira é prática, podendo ser feita com garrafas pets, baldes ou caixas de plástico. O adubo gerado é o famoso húmus de minhoca, que demora cerca de 60 dias para ser produzido.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

- Composteira Automática: Realizado por uma máquina com microorganismos no seu interior, a compostagem de adubo ocorre em apenas 24 horas. Seu funcionamento trás mais facilidade e modernidade ao processo, entretanto seu custo é mais elevado e necessita de energia elétrica para funcionar.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Quais materiais podem ser colocados na composteira?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Nem todos os resíduos orgânicos podem ser utilizados no processo de compostagem. Alguns tipos podem prejudicar as minhocas ou os microorganismos e comprometer o processo de produção de adubo. Confira a nossa lista de materiais que podem e não podem ser utilizados em sua composteira:

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

- Materiais para usar a vontade:

● Frutas

● Legumes e Verduras

● Grãos e sementes

● Cascas de ovos

● Folhas secas

● Borra de café

● Sachês de chá e erva de chimarrão.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

- Materiais para usar com moderação:

● Flores e ervas aromáticas

● Queijo

● Alimentos cozidos

● Frutas cítricas

● Guardanapos e papel toalha

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

- Materiais para NÃO usar:

● Óleos e gordura

● Carnes

● Pão e massas

● Arroz

● Limão

● Temperos fortes

● Papéis (Higiênicos, de jornal, papelão)

● Fezes

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Gostou da nossa dica? Se for fazer a sua composteira, mande uma foto para a gente!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Fonte: Tua Casa; ACIANE/CDL; eCycle.