Como utilizar a sua panela de pressão com segurança
Como utilizar a sua panela de pressão com segurança
Ter uma panela de pressão na cozinha é uma mão na roda, você não acha? Além de reduzir - e muito - o tempo de preparo dos alimentos, você economiza gás. Ela é uma grande aliada para fazer aquela...

Ter uma panela de pressão na cozinha é uma mão na roda, você não acha? Além de reduzir - e muito - o tempo de preparo dos alimentos, você economiza gás. Ela é uma grande aliada para fazer aquela refeição mais elaborada, do prato principal à sobremesa.

 

Mas para lidar com uma panela de pressão é preciso ter alguns cuidados muito importantes a fim de evitar acidentes graves. Antes de tudo, vamos conhecer as peças que compõem uma panela de pressão:
 


Estado de conservação

Cada componente da panela possui uma função muito importante para o seu perfeito funcionamento. Verifique, sempre que for usar, se todos os componentes estão em bom estado de conservação, bem limpos e bem encaixados em seu devido lugar. A limpeza é muito importante, principalmente da válvula controladora de pressão, da borracha de vedação e da válvula de segurança repetitiva, pois se houver alguma sujeira, como resto de comida nessas partes, elas podem entupir a panela, impedindo a saída do vapor, ocasionando uma explosão. Você pode lavar todas estas peças separadamente. Basta olhar no manual de instrução qual é a forma correta de desencaixar e encaixar novamente cada uma delas na panela.

 

Peças originais

Se você notar que algum dos componentes da panela não está em perfeito estado de conservação, troque imediatamente por outra peça original. Se a peça não for original pode não encaixar perfeitamente na sua panela, o que impedirá seu correto funcionamento, podendo causar acidentes. Observe também se a panela que você escolheu possui o selo do Inmetro. Só assim haverá garantia de que ela está dentro das normas obrigatórias de segurança.

 

Quantidade máxima de água na panela

Você não deve encher completamente a panela de água. A medida máxima corresponde a 2/3 da panela, ou seja, um pouco mais da metade. Muitas panelas possuem uma marcação interna indicando o limite de água. Lembrando, também, que existem tamanhos diferentes de panela, então quando for escolher a sua, imagine quais tipos de refeição você pretende preparar. Se você cozinha para muitas pessoas, uma panela de 3 ou 4 litros pode ser pequena.

 

Uso correto

Você deve contar o tempo que deixará o seu alimento na pressão a partir do momento que a panela começar a soltar vapor, pois é quando a água do seu alimento começa a ferver.
 

• Observe se o vapor está saindo pelo local correto, que é pela válvula controladora de pressão. Neste momento, abaixe o fogo e aguarde.

• Quando terminar o tempo de cozimento do seu alimento, desligue o fogo e levante lentamente a válvula controladora de pressão coma auxílio de um utensílio de nylon ou madeira para não se queimar. Mantenha a válvula levantada para que saia todo o vapor.

• Se estiver com pressa, ao tirar a panela do fogo, leve debaixo da torneira ou coloque em um recipiente com água fria, sem cobrir a panela toda. Deixe por alguns instantes e depois levante com cuidado a válvula controladora de pressão para conferir se todo o vapor já saiu. 
 

E atenção: jamais coloque a panela no fogo sem água ou alimentos para cozinhar dentro. Seus componentes podem queimar e causar um grande dano.