Como tirar mancha de esmalte da roupa?
Como tirar mancha de esmalte da roupa?
Todo mundo já passou pela situação de estar fazendo as unhas sozinha em casa e derrama esmalte na roupa. E aí já viu, é um corre-corre para tentar limpar a mancha.

Todo mundo já passou pela situação de estar fazendo as unhas sozinha em casa e derrama esmalte na roupa. E aí já viu, é um corre-corre para tentar limpar a mancha. O que era uma atividade cômoda e barata acaba saindo caro e dando muita dor de cabeça.

O pior de tudo não ter que pintar as unhas novamente, e sim, a mancha das roupas, que muitas vezes não sabemos como remover. Para aprender a melhor forma de tirar as manchas de peças de roupas continue lendo esse post.

Faça um teste

Antes de passar algum produto no tecido, teste o líquido na barra, na parte de dentro ou em um pequeno local que não fique evidente. Evitando que aquela solução possa manchar ou desbotar a roupa.

Confira o tecido da roupa

Para retirar o esmalte das peças de roupa o primeiro passo é entender qual o tipo de tecido: jeans, tecidos delicados, fibras naturais, materiais sintéticos. De acordo com cada tecido será utilizado um produto ou maneira para retirar o esmalte sem manchar ou prejudicar ainda mais a peça. 

Verifique a etiqueta da peça para ter mais informações sobre o tecido e tipos de produtos que pode ser utilizados. Para as peças com lavagem a seco, leve em uma lavanderia especializada.

Fibras naturais e materiais sintéticos: produtos de linho ou algodão são considerados como fibras naturais.

  • Utilize um cubo de gelo para secar a tinta;
  • com uma pinça retire a tinta que está seca;
  • com um pano de microfibra encharcado de removedor de esmalte pressione do lado contrário da mancha;
  • lave a peça normalmente.

Jeans: teste o removedor em uma parte escondida da peça, certificando que não irá desbotar.

  • Com um algodão encharcado de removedor de esmalte pressione do lado contrário da mancha;
  • na parte da frente da mancha, apoie um papel toalha ou papel absorvente.

Acetato e triacetato

Tecidos composto por acetato e triacetato devem ter o cuidado redobrado, pois não permitem a utilização de removedores de esmalte com acetona.

Nunca esfregue o esmalte na roupa

Espere a tinta secar ou aplique um tecido encharcado com removedor de esmalte. Esfregar enquanto o esmalte ainda está molhado pode causar mais manchas na peça.

Apesar de ser uma situação bem desagradável, na próxima vez que ocorrer, você saberá como resolver a situação. Lembre-se sempre de lavar as peças antes de usar novamente.