Aos 95 anos, Wanke revoluciona modelo de negócio
Aos 95 anos, Wanke revoluciona modelo de negócio
Empresa torna-se competidora nacional no segmento de eletrodomésticos



Desde a sua fundação, em 20 de outubro de 1918, a Wanke transformou-se de uma fábrica de instrumentos agrícolas montada para garantir a subsistência da família de imigrantes austríacos em uma indústria de eletrodomésticos moderna com capital 100% nacional.
Empresa torna-se competidora nacional no segmento de eletrodomésticos Desde a sua fundação, em 20 de outubro de 1918, a Wanke transformou-se de uma fábrica de instrumentos agrícolas montada para garantir a subsistência da família de imigrantes austríacos em uma indústria de eletrodomésticos moderna com capital 100% nacional. Esta trajetória faz da Wanke uma das pioneiras na industrialização no Sul do País. Com quase 100 anos de história, a Wanke navega entre a inovação e a tradição. Neste ano, por exemplo, lançou a primeira secadora 2 em 1 do mercado brasileiro: a Wanke Flex, uma secadora de roupas que se transforma em aquecedor de ambientes. E em 2013, a Wanke tradicional, feita em madeira de reflorestamento seguindo os moldes dos modelos europeus do início do século passado, completa 49 anos de produção ininterrupta. Uma das mais antigas fábricas do Sul do País, a Wanke adotou, neste ano, uma estratégia agressiva para expandir seus mercados de atuação. “Hoje, sem dúvida, podemos afirmar que a Wanke é uma marca nacional”, ressalta o diretor presidente Eduardo Wanke, bisneto do fundador Henrique Wanke.

Wanke nacional

Além da matriz em Indaial (SC), a Wanke mantém unidade e Centro de Distribuição em Imperatriz (MA). “Desta forma, estamos presentes nos dois extremos do País, nas regiões Sul, que atende o Sudeste e parte do Centro-Oeste, e no Nordeste, que apoia os clientes do Norte e parte do Centro-Oeste”, comenta Eduardo Wanke. A inovação também está no uso de mídias online. Desde março, a empresa investe em mídia digital e redes sociais. Atualmente o número de curtidores na fan page é de 46 mil e a perspectiva é chegar a 50 mil até a data do 95º aniversário. “É uma novidade para nós, a utilização massiva das redes sociais e mídias digitais de forma geral, porém os resultados, devido a estratégia de trabalho utilizada, são excelentes”, detalha Thiago Busarello, coordenador de Marketing da Wanke Eletrodomésticos. Após a reformulação estratégia, a Wanke passou a comercializar 10 produtos com as marcas Wanke Eletrodomésticos (lavadoras, centrífugas, cooktops, fornos e secadoras) e Wanke Domestik (aquecedores, cafeteiras, sanduicheiras, umidificadores e ventiladores). Parte desta mudança foi encabeçada por Artur Wanke. ex-presidente da empresa e atualmente membro da diretoria. Em 2013, o empresário completará 62 anos de trabalho ininterrupto na empresa. “A força da Wanke vem da solidez de sua história e do respeito a nossa missão”, enfatiza Artur Wanke, que é pai do atual diretor presidente Eduardo Wanke. “Devemos lançar mais produtos em 2014, seguindo nossa estratégia de inovação e foco no setor de eletrodomésticos como um todo. Em 2013 consolidamos nossa marca como provedora de soluções para a casa e não apenas em máquinas de lavar”, explica Eduardo Wanke.

Programação no Dia do Aniversário

A festa de 95 anos será comemorada sábado dia 19 de outubro. O evento ocorre na unidade da Wanke na rodovia BR-470, em Indaial. Haverá apresentações de artistas locais, bandas e danças folclóricas. A festa será aberta para toda a comunidade da região. Além da boa música, haverá barraquinhas com dicas de saúde, beleza, aferição de pressão e diabetes e corte de cabelo. Para os pequenos, muitas brincadeiras e cama elástica. No dia da Wanke, o pátio da fábrica será tomado por exposição de desenhos. “Tudo isto ressalta a profunda ligação que a Wanke tem com a comunidade em que está inserida. A Wanke é mais antiga até que o município de Indaial que foi fundado em 1934 e tem 79 anos. Temos uma tradição aqui. Uma tradição de trabalho e de geração de emprego e renda para a comunidade”, ressalta Eduardo Wanke.