Água morna com limão: sua aliada para uma saúde forte
Água morna com limão: sua aliada para uma saúde forte
Junto com toda essa onda de vida saudável e reeducação alimentar que tem tomado a rotina das pessoas, algumas receitas caseiras se destacam pelo efeito positivo que oferecem à saúde.

Junto com toda essa onda de vida saudável e reeducação alimentar que tem tomado a rotina das pessoas, algumas receitas caseiras se destacam pelo efeito positivo que oferecem à saúde.

Uma destas receitas é a água morna com limão em jejum. Você já ouviu falar? A água morna com limão, como o próprio nome diz, é muito simples de preparar. Basta aquecer meio copo de água, não muito quente, e misturar o suco de meio limão cortado na hora. Beber assim que preparar, todas as manhãs, ainda em jejum. Mas por quê?

Benefícios da água morna com limão

O limão é uma fruta rica em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo como um todo. Ele possui ácido fólico, magnésio, potássio, cálcio, fósforo e também é composto de pectina, uma fibra que quando entra em contato com a água no estômago forma uma espécie de gel. Esse gel melhora as funções gastrointestinais, pois além de promover uma maior sensação de saciedade, também evita que o excesso de ácido machuque o estômago e deixa o intestino mais hidratado.

O limão também é rico em vitamina C (ácido ascórbico), que atua como anti-inflamatório e potencializador da absorção de ferro. O potássio atua no controle da pressão arterial e nas funções nervosas.

Por ser uma fruta altamente alcalina, o limão tem o poder de equilibrar o pH do sangue, afastando o risco de doenças.

No limão também encontra-se colágeno, responsável por manter a firmeza da pele, dos músculos e a elasticidade e hidratação de tendões e cartilagens.

Como antioxidante, o limão atua no combate ao excesso de radicais livres, que impedem o desenvolvimento da renovação celular em todo o organismo. Dessa forma, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.

Viu quantos benefícios em uma só fruta? E a razão de misturá-lo com água morna é para que todos os seus nutrientes sejam mais facilmente absorvidos. Além disso, por ser bastante ácido, pode causar alguma queimação estomacal se tomá-lo puro todos os dias, mesmo que o efeito de seus ácidos, para o organismo, sejam puramente benéficos.

Depois de tomar sua água com limão, espere um tempinho para depois tomar um café da manhã equilibrado e seguir seu dia bebendo água para se hidratar.

E lembre-se: não é apenas uma receita que vai fazer seu organismo trabalhar melhor. Mas sim, um conjunto de práticas saudáveis, como uma alimentação equilibrada, exercícios físicos e acompanhamento de profissionais para indicar quais as melhores quantidades de cada alimento para o seu organismo.