8 dicas para secar as roupas sem danificá-las
8 dicas para secar as roupas sem danificá-las
Normalmente, a tarefa de lavar e estender as roupas é tão básica que fazemos quase de forma mecânica. Separar a roupa, pôr na máquina, selecionar o programa e depois é só colocar no varal e esperar o sol e o vento fazerem o serviço.

Normalmente, a tarefa de lavar e estender as roupas é tão básica que fazemos quase de forma mecânica. Separar a roupa, pôr na máquina, selecionar o programa e depois é só colocar no varal e esperar o sol e o vento fazerem o serviço.

Mas se você já passou pela desagradável experiência de recolher a roupa do varal e perceber que alguma peça está danificada, já sabe que estender a roupa corretamente faz diferença.

Alguns tipos de tecido são mais sensíveis, seja ao calor do sol ou à posição em que ficam pendurados. Veja essas dicas abaixo para garantir que suas roupas não sejam danificadas por estarem mal estendidas no varal.

 

1 - Tecidos de malha fria ou lã devem ser estendidos na horizontal

Quando a roupa é estendida, a água que ainda está nela vai escorrer para as extremidades e fazer peso. No caso da malha fria ou da lã, esse peso pode mudar o tamanho da peça, deixando-a 1 ou 2 números maior.

2 - Roupas coloridas não devem ficar muito tempo no sol

O ideal é que roupas coloridas sejam secas à sombra. Muito tempo de exposição ao sol pode desbotá-las. Se não houver opção, estenda as peças do avesso e deixe no sol só o tempo necessário. Se estiverem levemente úmidas, tire do sol e passe assim que possível.

3 - Estenda blusas no cabide

Qualquer tipo de blusa, camisa ou camiseta pode ser estendida diretamente no cabide. Com isso, você ocupa menos espaço no varal, as peças secam mais rápido, não ficam com marca dos pregadores e ainda ficam mais lisas, facilitando na hora de passar.

4 - Cuidado com as marcas dos pregadores

Às vezes é inevitável que as roupas fiquem marcadas pelos pregadores. Mas você pode reduzir essas marcas se colocá-los delicadamente, sem prender com força até o meio do pregador. Deixe aquele “furinho” do pregador encaixar no fio do varal.

Outra dica é colocar o pregador em uma parte da costura da peça, que é menos sensível e a marca não irá aparecer.

5 - Não estique demais as peças no varal

Essa dica vale principalmente para camisetas e blusinhas. Se esticar a barra demais para os lados na hora de estender, certamente as peças ficarão esgarçadas e nem o ferro vai fazer voltar ao normal.

O ideal é colocar as peças sem esticar e seguir a dica anterior, de colocar os pregadores sem apertar a peça.

6 - Evite encher o varal de roupas

Quanto mais roupas puser no varal, mais irá demorar para secar. Principalmente se o varal estiver na sombra. Além disso, o excesso de roupa faz com que elas não fiquem soltinhas e esticadas, dando a falsa impressão de estarem secas. Mas quando você recolhe, percebe que as partes que estavam muito juntas ainda estão molhadas.

Outra desvantagem disso é que essas partes úmidas podem acumular mau cheiro. Se você não costuma passar a roupa, terá que lavar as peças novamente para o cheiro ir embora.

7 - Sacuda as roupas antes de pendurá-las

Sacudir as roupas antes de colocá-las no varal faz com que fiquem soltinhas, e não amarrotadas. Essa dica vale tanto para que a peça seque de maneira uniforme - evitando que algumas partes fiquem secas e outras úmidas - quanto para facilitar na hora de passar.

8 - Lembre-se de conferir as etiquetas

Para ter certeza de que a roupa pode ser estendida no sol, confira o que diz na etiqueta. É a forma mais segura de não danificar a peça, seja na hora de lavar, secar ou passar.

Algumas roupas precisam secar à sombra. Outras nem devem ir direto sobre o fio do varal, mas sim, por cima de uma toalha, pois o tecido é muito delicado e pode ficar com uma marca bem difícil de tirar.

Tem dificuldade de entender os símbolos das etiquetas? Leia este artigo e tire suas dúvidas.

 

Leia também:

Como limpar a sua lavadora Wanke

Roupas de inverno: dicas para lavar, secar e guardar

Dicas para lavar roupas brancas

Dicas para retirar e evitar mofo em casa