7 razões para fazer um espaço criativo para as crianças
7 razões para fazer um espaço criativo para as crianças
Em casa é o mais seguro e acolhedor lugar para seus filhos desenvolverem os mais variados conhecimentos, explorarem, aprenderem, questionarem e descobrirem. Por isso, é perfeito para ter um espaço onde possam criar!

Em casa é o mais seguro e acolhedor lugar para seus filhos desenvolverem os mais variados conhecimentos, explorarem, aprenderem, questionarem e descobrirem. Por isso, é perfeito para ter um espaço onde possam criar!

Especialmente entre os 2 e 6 anos de idade, o cérebro das crianças está em um desenvolvimento acelerado. Assim, eles precisam ter aonde aplicar tudo o que está acontecendo dentro da cabecinha deles.

As artes são a melhor forma de expressão nessa fase, pois dão liberdade para o conhecimento antes da fase escolar, em que eles precisam começar a seguir regras mais rígidas.

Por isso, se você tiver em casa um cômodo livre, ou mesmo puder adaptar o quarto dos pequenos para a expressão artística que eles tanto precisam, estará fazendo um bem imensurável a eles.

Neste espaço, disponibilize “ferramentas” que ajudem a expressas as ideias das crianças, como lápis de cor, canetinha, giz, tinta, quadros, papéis de todos os tamanhos, livros de colorir, além de um aparelho para tocar música e vários brinquedos, especialmente os de montar.

Para quando você estiver junto no ambiente, pode liberar também cola, tesoura e objetos menores, que necessitam da sua supervisão para serem usados.

Além de ajudar a desenvolver as habilidades cognitivas do seu filho, esse espaço também fornecerá outros benefícios para o presente e o futuro dele. Veja:

1 - Fortalecer a relação entre pais e filhos

Os filhos necessitam da presença e da aprovação dos pais para saberem quando estão fazendo algo bom ou ruim. E os pais necessitam prestar atenção no que os filhos estão fazendo, não para reprimir, mas sim, para orientar, elogiar e conhecer melhor o que se passa na cabeça do filho.

2 - Desenvolver a personalidade e as aptidões

Através da expressão artística a criança tem a oportunidade de descobrir o que gosta e praticar aquilo que lhe faz sentir bem consigo mesma. Essa liberdade é fundamental para direcionar os pequenos a uma vida adulta mais feliz, com mais certeza de fazerem escolhas certas, baseadas no que realmente sentem vontade de fazer.

3 - Expressar emoções e sentimentos

A arte é o meio de expressão mais eficaz para as crianças depositarem o que estão sentindo. Como pai ou mãe, o seu papel é observar e analisar os desenhos, a dança, as palavras escritas, e encontrar uma forma de orientar estes sentimentos sem fazê-los sentirem-se errados, culpados ou envergonhados sobre o que expressaram.

4 - Desenvolver a criatividade e a curiosidade

As crianças costumam ser engenhosas e muito curiosas, e essas características não devem ser reprimidas, pois são muito importantes agora e serão também no futuro, quando estiverem na escola, na universidade e no mercado de trabalho. É agora, na infância, que eles devem habituar-se a ter dúvidas e procurar pelas respostas com os materiais que têm à disposição.

5 - Estimular os sentidos e a coordenação motora

Para estarmos cientes sobre as nossas capacidades, precisamos treinar. Por isso, as crianças precisam ter meios para usar, testar e aprender como funcionam os seus cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar. As brincadeiras são a melhor forma de fazer essas descobertas.

6 - Desenvolver o senso de organização

A razão de criar um espaço específico dentro de casa para as crianças também é porque elas irão aprender que não podem sair pintando as paredes da casa ou deixando os brinquedos jogados por aí. Assim, você estimula nos pequenos o senso de organização e de respeito pelo ambiente e pelas pessoas que vivem nele.

7 – Estimular a autoconfiança e autoestima

Assim como citamos na primeira razão, as crianças precisam da aprovação de um adulto para saberem identificar quando estão indo bem em uma tarefa. Nesse sentido, a expressão artística é fundamental para desenvolver a autoconfiança e a autoestima se você agir como um bom “público”, fazendo comentários positivos sobre os desenhos, aplaudindo as apresentações de dança e teatro e elogiando as qualidades do seu filho.

Não se preocupe em dar dicas profissionais para ele agora, não seja tão exigente. Isso acontecerá durante todo o resto da vida dele. Agora, ele precisa saber que é capaz de ser bom naquilo que quiser.

A infância é o período de criar uma base sólida para o futuro, e mesmo não sabendo qual profissão o seu filho vai escolher, o melhor que você pode fazer por ele é mostrar todas as opções possíveis.