7 atividades para entreter as crianças nas férias
7 atividades para entreter as crianças nas férias
A família inteira tem tantos compromissos durante o ano que até desacostumam a ficar em casa de bobeira.

A família inteira tem tantos compromissos durante o ano que até desacostumam a ficar em casa de bobeira.

Quando não tem crianças, normalmente a rotina é mais tranquila, mas já sabemos que não é o seu caso. Com filhos pequenos, você precisa pensar em atividades para que eles se distraiam e gastem energia.

Por isso, hoje separamos 7 ideias de atividades para fazer com os pequenos sem sair de casa e, de preferência, com a participação dos pais para aproveitar o momento em família.

Nesse clima de renovação que o ano novo traz, aproveitamos para escolher atividades mais próximas das que você fazia quando criança, assim você aproveita para contar histórias, ensinar e fortalecer ainda mais o laço de cumplicidade com seus filhos.

#1 - Piquenique

Um belo lanche, dia de Sol ao ar livre e as companhias mais importes: um piquenique no quintal ou no parque é uma ótima ideia para passar o tempo com os pequenos. Nesse momento, aproveite para estimular outras brincadeiras ao ar livre. Veja:

#2 - Pular corda, elástico e rodar bambolê

Seus filhos conhecem essas brincadeiras que eram tão comuns na sua época de escola? Se não conhecem, por favor, mostre a eles – e brinque junto! Ensine as rimas que você cantava ao pular corda, façam competição de quem roda o bambolê por mais tempo e ensine os truques de pular elástico. Vai ser diversão garantida!

#3 - Show de mágica

Toda criança adora brincadeiras criativas e um público para quem apresentar suas habilidades. Pesquise na internet alguns truques de mágica para crianças e ensine como fazer. Depois, ajude-os a montar um show e prepare-se para ser a plateia. Os filhos ficam muito motivados ao ver os aplausos e sorriso dos pais.

#4 - Brincar com massinha de modelar

Uma outra forma de estimular as atividades manuais e a criatividade é brincar com massa de modelar. É difícil ver uma criança que não goste. Aproveite para fazer uma massinha caseira e peça para seus filhos ajudarem no preparo. A diversão já começa por aí! Veja aqui uma receita de massinha caseira e prepare os ingredientes.

#5 - Criar histórias em quadrinhos

Hoje em dia os gibis não têm a mesma popularidade que tinham antigamente. Mas com certeza eles serão um grande atrativo se seus filhos gostam de histórias. Comece mostrando a eles alguns exemplares dos tradicionais como da Turma da Mônica, em que os desenhos e diálogos são bem leves. Depois, separem folhas A4 e muitos lápis coloridos para soltarem a criatividade juntos.

#6 - Comidinha de verdade

Ao invés de brincar de fazer comidinha de mentirinha, leve as crianças para a cozinha e façam juntos uma receita bem gostosa para todos provarem depois. Antes de começar, escolha uma receita fácil, que eles possam participar, e defina quem vai fazer o que, para evitar confusão na hora. Brigadeiros e sanduíches estão no topo na lista das receitas mais práticas. Depois de pronto, leve os pratos para o piquenique que sugerimos lá no início.

#7 – Brincar de Stop

Para os filhos que já sabem ler e escrever, essa brincadeira é muito divertida. Estimula o raciocínio e aumenta o vocabulário. Se o dia estiver chuvoso ou estiverem sem sono à noite, pegue folhas e caneta e que comecem os jogos!

Essas ideias trouxeram boas recordações?! Seus filhos com certeza vão gostar de conhecer todas, e vão gostar mais ainda de viver esses momentos ao lado dos pais. Aproveitem!