6 exercícios para fazer fora da academia
6 exercícios para fazer fora da academia
Se você é do tipo que gosta de cuidar da saúde mas não é muito chegada ao ambiente da academia, temos ótimas dicas de exercícios para fazer em casa ou na rua. Vale a pena conferir.

Ser fit é uma moda que está ajudando muita gente a melhorar sua qualidade de vida, mas para a maioria das pessoas é mais difícil de começar do que se imagina. Ou você trabalha demais e não tem tempo de ir à academia ou não pode fazer esse investimento agora e sempre deixa para depois.

A boa notícia é que você não necessariamente precisa de academia para melhorar sua condição física, deixar o corpo durinho e, de quebra, sentir-se mais disposta e feliz. Saiba que em casa também dá! Aproveite aqueles 45 minutinhos em que você iria sentar em frente à TV para cuidar da sua saúde.

Veja 6 exercícios para fazer fora da academia

1 - Agachamento

Os agachamentos são ótimos para trabalhar as pernas e glúteos e você só precisa do peso do corpo. De pé, com a postura reta e as mãos atrás da cabeça, afaste um pouco as pernas na largura dos ombros e agache até o seu quadril formar um ângulo de 90 graus, mantendo a coluna reta e olhando para frente.

Se for iniciante, comece com 3 séries de 5 repetições, descansando 10 segundos entre cada uma. Depois pode ir aumentando gradualmente, sempre respeitando sua condição física.

2 - Flexão

Esta opção trabalha os braços, peitoral, ombros e outras partes, conforme a intensidade. Deite no chão (em um tapetinho) de barriga para baixo, apoie a ponta dos pés no chão e use as mãos ao lado do corpo para subir e descer. Mantenha a coluna reta e olhando para o chão.

Se for iniciante, comece com 3 séries de 5 repetições, descansando 10 segundos entre cada uma. Depois pode ir aumentando gradualmente, sempre respeitando sua condição física.

3 - Afundo

Também para treinar pernas, nesse exercício você fica de pé com as mãos na cintura e leva uma perna para frente de cada vez, flexionando o joelho para formar um ângulo de 90 graus.

Se for iniciante, comece com 3 séries de 10 repetições (5 com cada perna), descansando 10 segundos entre cada uma. Depois pode ir aumentando gradualmente, sempre respeitando sua condição física.

4 - Burpees

Este exercício é mais intenso, pois exige mais movimento, ajudando a acelerar seu coração, que é muito importante para fortalecê-lo. Comece na posição da flexão, depois traga as pernas para frente do peito para fazer um impulso para levantar e fique de pé dando um pequeno salto para cima e levando as mãos para o alto.

Em seguida agache novamente, estique as perna para mais uma flexão e assim por diante. Se for iniciante, comece com 3 séries de 10 repetições (5 com cada perna), descansando 10 segundos entre cada uma. Depois pode ir aumentando gradualmente, sempre respeitando sua condição física.

5 - Abdominal

Os abdominais, como o nome já diz, trabalham a musculatura do abdômen e há vários tipos que podem ser feitos. Você pode começar deitando no tapetinho de barriga para cima, com os joelhos dobrados e as mãos atrás da cabeça. Levante seu tronco até dobrar a barriga, mas não precisa chegar a sentar. Desça novamente, respirando para subir, inspirando para descer.

Se for iniciante, comece com 3 séries de 10 repetições (5 com cada perna), descansando 10 segundos entre cada uma. Depois pode ir aumentando gradualmente, sempre respeitando sua condição física.

6 - Caminhada ou corrida

A caminhada e a corrida são ótimos exercícios aeróbicos para fortalecer as funções cardíacas e trabalham todo o corpo. Além disso, liberam hormônios do prazer e bem-estar para você se sentir ótima depois.

Vá ao parque da cidade ou a uma rua mais calma com calçada e aproveite o visual para relaxar sua mente, sentir sua respiração e ter um momento consigo mesma.

Faça alongamentos

Lembre-se de alongar todo o seu corpo antes e depois dos exercícios para evitar distensões musculares ou outros problemas. Estique bem o corpo para cima, para os lados e para baixo; pernas, braços, costas e pescoço, em movimentos lentos.

Visite seu médico e alimente-se bem!

Se estiver muito sedentária ou tiver alguma limitação física é recomendado consultar seu médico antes de iniciar os exercícios, por mais leves que pareçam ser. Além disso, para que a atividade física tenha efeito, procure manter uma alimentação balanceada, sem excesso de açúcar, sal, gordura de frituras e refeições prontas ou semiprontas.