6 dicas para incentivar seus filhos a gostarem de alimentos saudáveis
6 dicas para incentivar seus filhos a gostarem de alimentos saudáveis
A educação alimentar começa desde os primeiros meses de vida, quando a criança entra em contato com os sabores, aromas e texturas dos alimentos.

A educação alimentar começa desde os primeiros meses de vida, quando a criança entra em contato com os sabores, aromas e texturas dos alimentos. Estes, devem ser adequados para cada idade, e procure sempre mostrar à criança uma forma interessante e divertida de comer, pois é uma ótima maneira de fazê-la gostar de alimentos saudáveis.

O fato de a maioria das crianças (e adultos também) gostarem tanto de comer guloseimas, como doces e salgadinhos industrializados, é por causa do excesso de sal, açúcar, gordura ou de outros ingredientes utilizados pela indústria para fazer nosso organismo sentir forte atração pelos sabores mais condimentados.

Além, é claro, das marcas investirem muito na apresentação dos produtos, oferecendo supostas vantagens para o seu consumo, como ficar mais feliz e sentir-se mais satisfeito.

Talvez se todo esse empenho fosse empregado para incentivar o consumo de frutas, verduras, legumes e todos os alimentos naturais, gostaríamos muito mais deles e uma maior parte da população levaria um estilo de vida bem mais saudável.

Por isso, com base nessa estratégia de atração, separamos dicas para você mostrar aos seus filhos que os alimentos de verdade são muito gostosos, além de serem essenciais para a saúde deles, evitando que tenham doenças graves no futuro.

6 dicas para incentivar seus filhos a gostarem de comer coisas saudáveis

1 – Dê o exemplo

Os filhos são o reflexo do comportamento e dos hábitos dos pais. Por isso, antes de obrigar seu filho a comer o que você quer, coma você, na presença dele. Esta é a primeira forma mais eficaz para a criança perceber que os alimentos saudáveis são parte da rotina familiar.

2 – Invista na apresentação do prato

Tudo que é visualmente atrativo nos faz sentir mais vontade de experimentar. Com o prato de comida não e diferente. Se tiver crianças pequenas, molde desenhos com a comida no prato para incentivá-las a enxergar o alimento como algo positivo e agradável.

Aos mais velhos, capriche na variedade e nas cores para criar mais curiosidade. E claro, o aroma e o sabor devem estar igualmente atrativos, da mesma forma que gostaria que oferecessem para você.

3 – Não force

Comer nunca deve ser uma obrigação. Mesmo fazendo todo o esforço para que seu filho goste de tomate, por exemplo, pode ser que realmente este alimento não agrade o paladar dele.

Então, não force-o a comer aquilo que não gosta, afinal, ninguém gosta de tudo. Busque outras opções para que ele conheça as milhares de variedades existentes e possa, ao poucos, definir seus próprios gostos.

4 – Use temperos naturais

Com a comida caseira você tem a vantagem de controlar o tempero, evitando o excesso de sal e açúcar, que acabam camuflando o verdadeiro sabor do alimento. Aproveite para usar temperos naturais, que ofereçam nutrientes, ao mesmo tempo em que agregam sabor à comida.

Estes temperos são as ervas aromáticas, cebolinha, salsinha, coentro, louro, canela, cravo, erva-doce, tomilho, orégano e tantos outros.

5 – Varie as formas de preparo

Pode acontecer de uma pessoa comer molho de tomate mas não gostar da fruta in natura, pois o sabor muda. Então, modifique a forma de apresentar os alimentos para o seu filho.

Quem sabe, um escondidinho de batatas vai ser mais atrativo do que as batatas inteiras cozidas. Ou um bolinho assado de vegetais vai ser mais gostoso do que encher o prato dele de saladas cruas todos os dias. Procure variar.

6 – Deixe as crianças participarem do preparo

Ver o prato pronto na mesa não desperta o mesmo valor e interesse do que vê-lo se transformando na refeição. As crianças são curiosas e é nesta fase que você consegue gerar o interesse delas pelos alimentos saudáveis.

A partir dos 4 anos de idade, leve seu filho ao supermercado para ajudar a escolher os ingredientes. Deixe-o na cozinha vendo como você prepara a comida para ele sentir o cheiro, provar e entender como é feito.

Quando for mais velho, deixe-o ajudar no preparo, dando sua própria identidade ao que vai comer. Certamente este alimento terá muito mais valor para ele. Mas lembre-se que tudo isso deve acontecer de forma natural, sem forçar. Com paciência e carinho você vai conseguir excelentes resultados!