5 dicas para se organizar melhor e fazer o dia render mais
5 dicas para se organizar melhor e fazer o dia render mais
Organização é uma questão de hábito. Esta é a primeira e mais importante dica do blog de hoje. Se deseja fazer seu dia render mais, veja como podemos ajudar.

Tem dias que você tem tanta coisa pra fazer que nem sabe por onde começar, não é mesmo? E tem aqueles dias que um problema incomoda tanto que não deixa você pensar em mais nada.

Quando percebe, as horas passaram e dá aquela sensação de dia perdido. Vamos acabar com isso? Veja estas dicas e comece a praticá-las o quanto antes.

1 - Organize sua mente. Anote tudo.

A organização é sua melhor aliada nesse processo de fazer o dia render mais. E não é tão difícil como parece, mesmo que você tenha muitas coisas para fazer.

Vamos começar aliviando sua mente, a detentora de todos os problemas. Vamos transportar todos os pensamentos para o papel (ou para o word, bloco de notas, como preferir).

Comece antecipando o dia de amanhã. Pense nas atividades que precisa fazer (que precisa mesmo, aquelas que têm prazo) e anote uma por uma numa folha limpa, por ordem de urgência.

Dê prioridade ao que está mais atrasado, mesmo que não seja o mais simples de resolver. Quando conseguimos entregar um trabalho ou cumprir com um compromisso que estava atrasado, tiramos um grande peso das costas e voltamos a ter motivação para fazer as outras coisas.

2 - Divida seu dia por horários

Muitas pessoas não conseguem trabalhar direito quando têm liberdade pra fazer seu próprio horário. E está tudo bem com isso, o jeito é repartir o dia em horários.

Pense em quanto tempo você leva para fazer cada tarefa (seja sincera com você mesma) e quando fizer as anotações do que precisa fazer, coloque ao lado o tempo em que precisa terminar, por exemplo:

08h30 às 10h30 – Tarefa 1

10h35 às 11h35 – Tarefa 2

11h45 às 13h15 – Almoço

13h30 às 15h – Reunião

15h às 16h – Tarefa 3

Quando chegar no horário de término de uma tarefa, pare o que está fazendo e comece a próxima tarefa. Se estiver quase terminando e acha que não vai perder muito tempo, termine. O importante é aliviar sua mente e ajudar a controlar seu tempo.

Lembre-se de dar um intervalo para descanso também. Mudar o foco e tomar um cafezinho faz bem. Tire uns 20 minutos pra isso.

Pode ser que nos primeiros dias você tenha mais dificuldade de cumprir com a agenda que programou, mas não desista. Faça novamente para o dia seguinte, sendo o mais realista possível, até conseguir cumprir tudo o que deseja.

Existem aplicativos que pode usar como “despertador” para ajudar a parar e começar as tarefas na hora certa. Assim, não ficará paranoica olhando no relógio.

3 - Não sofra antecipadamente

Já que você anotou tudo o que vai precisar fazer amanhã, não faz sentido chegar amanhã e ficar com a cabeça em depois de amanhã. Viva um dia de cada vez, e para não sofrer antecipadamente, continue anotando tudo. Assim, não vai ter medo de esquecer e poderá focar no que precisa ser feito agora.

Ficar com a mente no que não pode ser feito agora é pedir para se estressar, e o stress atrapalha tudo. Seja legal com você mesma e evite esse desgaste desnecessário.

4 - Desenvolva o autocontrole

Quando falamos desse autocontrole, estamos falando daquela vontade (quase necessidade) de abrir o Facebook e o Insta e não conseguir mais fechar. Seja forte. O feed de notícias vai continuar lá quando chegar seu tempo de folga e você puder conferir as novidades da sua vida social online sem culpa.

O autocontrole também vai além. Tem relação com as dicas anteriores, como não se preocupar com uma coisa que ainda não aconteceu e focar no momento presente. Quando perceber que está fazendo isso, converse consigo mesma: “não adianta pensar nessa tarefa de amanhã e me preocupar com ela se não posso fazer nada agora. Na hora certa eu resolvo.”

O autocontrole não é fácil nem rápido de conseguir. Mas é fundamental e por isso deve ser uma prática diária. Não arrume desculpas. Fazer seu dia render mais depende única e exclusivamente da sua vontade.

5 - Coloque as coisas onde irá encontrá-las

Não esconda objetos de você mesma. Facilite sua vida e deixe cada coisa em seu devido lugar, assim, não perderá tempo procurando quando precisar.

Outra vantagem de manter as coisas no lugar certo é que isso reflete na organização da sua mente. Ajuda a mantê-la limpa e focada no que importa.