5 dicas para fazer uma lista de compras prática, econômica e sem esquecer de nada
5 dicas para fazer uma lista de compras prática, econômica e sem esquecer de nada
É muito bom estar com a despensa e a geladeira cheias de comida e todos os demais produtos que você usa para o lar, não é verdade? Dá uma sensação de dever cumprido, como se você fosse passar o mês todo em casa sem precisar voltar ao supermercado.

Mas é claro que mesmo quando você compra de tudo um pouco, logo começa a usar e precisa comprar de novo. O que não é bom é ter que ir ao supermercado várias vezes na semana, esquecer de itens importantes e, quando chega lá, acabar comprando mais do que realmente precisava.

Se você sofre com estes pequenos detalhes que acabam te dando dor de cabeça e aumentando as despesas, veja estas dicas para fazer uma lista de compras prática, econômica e sem esquecer de nada.

1 – Mantenha uma lista predefinida sempre por perto

Seja no celular ou num bloquinho, tenha uma listinha com acesso rápido onde você possa anotar um item assim que ele acabar ou você lembrar que vai precisar. Dessa forma não fica dependendo da memória quando decide ir ao supermercado. Pelo contrário, você vai decidir ir quando a lista já estiver grande o suficiente.

2 – Faça a lista de alimentos com base no cardápio da semana

Provavelmente você primeiro compra tudo o que acha que vai precisar e depois pensa nas refeições que irá fazer. Mas pode ser mais econômico planejar do contrário. Primeiro você pensa no cardápio da semana e aí vai anotando tudo o que precisa comprar para os pratos escolhidos. É uma boa forma de não deixar um ingrediente sem uso porque você achou que usaria mas na verdade nunca usou.

3 – Monte a lista por categorias

Se você tem dificuldade de organizar sua lista porque pensa em tudo ao mesmo tempo, experimente dividir por categorias: primeiro pense na comida, depois nos produtos de higiene, depois nos de limpeza e depois nas coisas extras. Para ajudar, vá olhando nos armários e na geladeira para conferir o que ainda tem o suficiente e o que realmente precisa comprar.

4 – Vá ao supermercado com a lista pronta

Se você chega ao supermercado só com alguns itens em mente, há grandes chances de acabar levando um carrinho cheio de coisas que na verdade nem são necessárias. Para muitas pessoas, ir ao mercado pode ser até terapêutico, especialmente quando vão sozinhas. Mas o perigo é justamente este, não ter ninguém para te impedir de resistir às tentações.

5 – Evite ir ao supermercado em um momento atribulado

Fazer compras só é uma tarefa simples quando você pode se concentrar para pesquisar preços, ver novos produtos e escolher o que estiver na lista. Por isso, evite ir ao mercado para fazer uma compra maior se estiver com muita pressa, evite também os horários de pico, ir com fome ou levar as crianças, no caso de serem muito agitadas.

 Come estas dicas você irá perceber que a tarefa de fazer compras será mais tranquila, econômica e organizada. Faça o teste e compare!