4 dicas para limpar o sofá
4 dicas para limpar o sofá
O sofá é um dos itens mais importantes da casa. Além de decorativo, proporciona conforto aos ambientes do lar e bem-estar para as pessoas. É nele que passamos a maior parte do nosso tempo livre, por isso, a limpeza e manutenção correta dos sofás é fundamental para garantir que o item se mantenha conservado, limpo e com aquela carinha de novo.

Confira quatro dicas de como limpar seu sofá e conservar a limpeza por mais tempo:

VINAGRE: o uso do vinagre com água morna é interessante para sofás de linho, veludo e de tecidos em geral. Basta misturar um litro de água morna com ¼ de vinagre e então ir passando pelo móvel. Além de remover sujeiras comuns do dia a dia, ajuda também na remoção de manchas, mas pode exigir um pouco mais de esforço.

ÁGUA: a água (em temperatura normal) com o detergente neutro é indicada para sofás de couro ou courino e até mesmo de napa. Ainda assim, todo cuidado é pouco e você não deve abusar na hora de molhar o pano que vai usar para a limpeza. Esponjas e escovas não devem ser utilizadas nesse caso e o pano deve estar levemente úmido durante a limpeza do sofá. Além disso, procure aplicar produtos que ajudam o couro a se manter firme e sem rachaduras, sempre que fizer uma limpeza mais pesada do móvel.

ÁLCOOL: o álcool também pode ajudar na limpeza do seu sofá. Principalmente se você leu na etiqueta dele que toda a limpeza deve ser feita a seco. Coloque o álcool em um borrifador e dê leves borrifadas no móvel, sempre a uma distância maior do tecido. Esfregue rapidamente com um pano.

Outras dicas importantes para manter o sofá sempre limpo e novo é evitar comer e beber enquanto estiver sentado, evitar colocar os pés e calçados sujos em cima do móvel, usar capas protetoras e ensinar animais de estimação a não subirem no sofá!

Agora você já sabe como limpar o seu sofá! Mas lembre-se sempre de conferir a etiqueta do estofado antes de começar a limpeza, combinado?